Aviões de Israel atacam alvos palestinianos na Faixa de Gaza
Aviões de guerra israelitas atacaram hoje à noite vários alvos na Faixa de Gaza, como retaliação a disparos de vários foguetes para Israel, informaram testemunhas palestinianas.
© Lusa
Mundo Testemunhas
Os aparelhos atacaram bases da ala armada da Jihad Islâmica, que reivindicou a responsabilidade pelos disparos de dezenas de foguetes para território israelita.
O primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, tinha avisado que, "se não houver silêncio no sul de Israel, haverá barulho em Gaza, para dizer o mínimo".
Esta escalada de violência ocorre a horas da chegada do primeiro-ministro britânico, David Cameron.
Este foi a barragem de foguetes mais forte desde o confronto, durante oito dias, em novembro de 2012, entre Israel e militantes do Hamas, o movimento que governa de facto a Faixa de Gaza.
Os militantes da Jihad Islâmica disseram que tinham disparado mais de 90 foguetes como resposta a um ataque aéreo, na quinta-feira, que causou a morte de três dos seus militantes no sul de Gaza.
Com dezenas de milhar de israelitas a procurar abrigo, uma fonte do setor da segurança disse à AFP que os palestinianos tinham disparado mais de 60 foguetes e morteiros, para várias áreas no sul israelita.
O exército quantificou em "mais de 30" os foguetes disparados, dos quais oito atingiram zona urbanas e outros três foram intercetados pelo sistema antimíssil.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com