Áustria arranca hoje com confinamento para combater aumento de casos
Confinamento na Áustria terá uma duração de pelo menos dez dias, mas que podem estender-se a 20.
© Getty Images
Mundo Covid-19
A Áustria entrou, na manhã desta segunda-feira, em confinamento a nível nacional num esforço para combater o aumento de infeções por Covid-19. Esta restrição surge num momento em que a média de mortes diárias triplicou nas últimas semanas e em que alguns hospitais começaram a alertar para o facto de estarem a ficar sem capacidade nas unidades de cuidados intensivos.
O confinamento terá duração de pelo menos dez dias, mas que podem ser prolongados para 20, recorda a Associated Press. As pessoas só poderão sair de casa por motivos específicos, como ir às compras, ao médico ou praticar exercício.
O chanceler austríaco Alexander Schallenberg também anunciou na semana passada que a Áustria vai introdução uma obrigação no que à vacina diz respeito a partir de 1 de fevereiro. Os detalhes de como irá funcionar ainda não estão claros, mas o governo disse que as pessoas que não cumprirem irão enfrentar multas.
Na passada sexta-feira, Schallenberg pediu desculpa a todas as pessoas vacinadas, reconhecendo não ser justo que tivessem de sofrer com as novas restrições. Anteriormente, o país tinha tentado confinar apenas as pessoas não vacinadas, mas isso não retardou as infeções o suficiente.
A Áustria está entre vários países da Europa Ocidental onde as infeções estão a aumentar rapidamente e onde há preocupações de que as taxas de vacinação não sejam suficientes para conter um aumento de inverno nos hospitais. Este é o quarto confinamento no país desde o início da pandemia.
Leia Também: Áustria volta a confinar. E quer tornar vacinas obrigatórias para o ano
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com