Ex-porta-voz afirma que Netanyahu é obcecado pelo controlo e pela imagem
Nir Hefetz é a principal testemunha da acusação num dos julgamentos por corrupção do antigo líder israelita.
© Maya Alleruzzo/Pool via Reuters
Mundo Benjamin Netanyahu
Numa sessão de um dos três julgamentos por corrupção de Benjamin Netanyahu, antigo primeiro-ministro de Israel, o seu ex-porta-voz acusou-o de ser “obcecado pelo controlo” e também pela sua imagem na imprensa, segundo o The Guardian.
Nir Hefetz é a principal testemunha de acusação no julgamento em que Netanyahu é acusado de ter dado tratamento preferencial a uma grande empresa de telecomunicações israelita, a Bezeq, em troca de artigos positivos num site noticioso desta empresa.
Durante o seu testemunho, Hefetz descreveu Netanyahu como sendo “muito obcecado pelo controlo” e também com todos os detalhes da cobertura dos media sobre si. O antigo porta-voz acrescentou que a obsessão de Netanyahu pela sua imagem chegava ao ponto de distraí-lo de questões mais importantes.
Hefetz referiu que providenciou um canal de comunicação entre Shaul Elovitch, proprietário da Bezeq, e o antigo primeiro-ministro como parte de um alegado esquema de suborno.
O ex-porta-voz revelou que Elovitch entregou a Netanyahu uma lista de candidatos preferenciais para o cargo de ministro da Comunicação do governo israelita, isto numa altura em que a Bezeq queria obter a aprovação do regulador para uma fusão com outra empresa das telecomunicações.
“Elovitch deu-lhe uma lista e disse-lhe que a escolha número um para ministro da Comunicação era Netanyahu”, contou Nir Hefetz.
Algo com que Netanyahu concordou, pois, como se sabe, acumulou esse cargo com o de primeiro-ministro entre 2014 e 2017.
Leia Também: Justiça adia depoimento do ex-porta-voz de Benjamin Netanyahu
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com