Indonésia proíbe entrada de estrangeiros que estiveram em África
A Indonésia anunciou hoje que proibirá a partir de segunda-feira a entrada de estrangeiros que tenham visitado nas últimas duas semanas oito países africanos, para prevenir a expansão da nova variante ómicron da Covid-19, considerada preocupante pela OMS.
© Reuters
Mundo Covid-19
O Departamento de Imigração indicou, em comunicado, que a medida entra em vigor na segunda-feira para viajantes estrangeiros que tenham estado nos últimos 14 dias na África do Sul, em Moçambique, no Botsuana, na Namíbia, no Zimbabué, Lesoto, Suazilândia e Nigéria.
O grupo de peritos da Organização Mundial da Saúde (OMS) reunido na sexta-feira para analisar o impacto da nova variante detetada na África do Sul determinou que se trata de uma "variante de risco", possivelmente a mais contagiosa, batizando-a com a letra grega ómicron.
A OMS reconhece que algumas das novas mutações da variante ómicron parecem sugerir uma maior capacidade de transmissão do que estirpes anteriores.
A Indonésia viveu em julho a sua pior vaga de covid-19 e converteu-se num dos epicentros mundiais da pandemia, com mais de 2.000 mortes e 40.000 contágios diários, mas a situação estabilizou e o país abrandou as restrições nos últimos meses.
Um dos passos mais significativos foi a reabertura ao turismo internacional, desde outubro, da ilha de Bali e do arquipélago das Riau a viajantes vacinados.
A Indonésia, o país mais afetado pela pandemia no Sudeste Asiático, registou mais de 4,2 milhões de contágios e mais de 144.000 mortes por covid-19 no total.
Leia Também: AO MINUTO: Convocados para vacina e centro fechado; Omicron na Austrália
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com