A atividade epidémica apresenta uma "intensidade elevada, com tendência fortemente crescente a nível nacional", de acordo com o mais recente relatório das 'Linhas Vermelhas', divulgado pela Direção-Geral da Saúde (DGS) e pelo Instituto de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA) na noite desta sexta-feira.
Também de acordo com o documento, a dose de reforço da vacina contra a Covid-19 está a produzir efeitos nos maiores de 70 ao registar-se na última semana "uma desaceleração" no número de novos casos nessas idades.
O dia de ontem ficou também marcado pela divulgação, por parte da DGS, do parecer da Comissão Técnica de Vacinação relativo à vacinação contra a Covid-19 das crianças dos 5 aos 11 anos, depois de muita pressão política e social. Sabe-se agora, também, que a vacinação dessas crianças arranca no próximo fim de semana.
O Presidente da República já apelou aos pais para que sejam "sensíveis" aos argumentos dos especialistas quanto à vacinação das crianças e para que processo se faça "sem dramatização".
Pode consultar nestes mapas interativos a evolução da pandemia de coronavírus em Portugal e no mundo.
Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19:
00h00 - Boa noite! Fechamos aqui o AO MINUTO deste sábado. Regressaremos domingo de manhã com o acompanhamento da situação pandémica em Portugal e no Mundo. Mantenha-se seguro!
23h33 - Supremo do Brasil determina exigência de certificado de vacinação a estrangeiros
O Supremo Tribunal Federal do Brasil determinou hoje que os estrangeiros que queiram entrar no país, por via aérea ou terrestre, terão que apresentar o certificado de vacinação contra a Covid-19.
22h41 - Brasil regista mais 3.355 casos de Covid-19 e 53 mortes
Segundo dados do Conselho Nacional de Secretários de Saúde do Brasil (CONASS), nas últimas 24 horas registaram-se mais 3.355 casos de Covid-19 e 53 vítimas mortais devido ao coronavírus no país. Assim, o Brasil acumula, agora, um total de 22.188.179 infeções de Covid-19 e 616.744 óbitos derivados da doença.
São Paulo é o estado onde se registou o maior número de casos (4.449.552), seguindo-se as Minas Gerais (2.214.927) e o Paraná (1.587.725).
#PainelConass Covid-19
— CONASS (@ConassOficial) December 11, 2021
Data: 11/12/2021, 18h
Casos
• 3.355 no último período.
• 22.188.179 acumulados.
Óbitos
• 53 no último período
• 616.744 óbitos acumulados.
Mais informações: https://t.co/ZjV7hqzyQ0
21h48 - Protestos em Barcelona e no Luxemburgo contra restrições
Barcelona, em Espanha, e o Luxemburgo foram hoje palco de manifestações contra as restrições impostas pelos respetivos governos para tentar conter a pandemia de Covid-19. Em Barcelona, entre mil e 1.500 pessoas, segundo a polícia, protestaram contra o passe sanitário em vigor na região da Catalunha, percorrendo ruas do centro da cidade.
De acordo com a Agência France Presse, os manifestantes empunhavam bandeiras e cartazes onde se lia: "Passaporte sanitário = Estado totalitário", "Não ao passaporte nazi", "governos e cuidadores = assassinos", "Passe covid: ditadura".
Protesto em Barcelona© Getty Images
20h50 - Madeira regista 169 novos casos e um total de 852 infeções ativas
A Madeira registou hoje 169 casos de Covid-19 e 120 recuperações, indicou a Direção Regional de Saúde, referindo que o total de infeções ativas no arquipélago é agora de 852, com 29 doentes hospitalizados. Entre os novos positivos, dez foram importados e 159 são de transmissão local.
20h07 - Portugal enviou mais 453.600 doses de vacinas para Angola
Portugal enviou para Angola mais 453.600 doses de vacinas contra a Covid-19, através da iniciativa Covax (Acesso global às vacinas da covid-19), anunciou hoje o Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE) português.
"Portugal continua a apoiar Angola na luta contra a pandemia e, dois dias após a última doação, entregou, através do mecanismo COVAX, um lote adicional de 453.600 doses de vacinas contra a COVID-19 (Janssen)", lê-se num comunicado hoje divulgado pelo MNE.
19h35 - Homem levou 10 vacinas num dia na Nova Zelândia
Um homem que levou 10 vacinas num dia em diferentes postos de vacinação da Nova Zelândia foi chamado de “extremamente egoísta” pela especialista Helen Petousis-Harris, que o acusou de abusar da vantagem sobre os que precisam de se vacinar.
A responsável explicou que o homem, provavelmente, não terá nenhum problema sério, mas certamente sentiu-se bastante fraco no dia seguinte, resultado de uma resposta imunológica geral.
18h41 - Líder do governo sueco suspende visita à Alemanha
A chefe do governo sueco, a social-democrata Magdalena Andersson, suspendeu hoje uma visita de trabalho à Alemanha, a sua primeira viagem ao estrangeiro após ter sido eleita, por ter surgido um caso de Covid-19 na sua delegação.
17h17 - Foram inoculadas mais 61.188 doses de reforço contra a Covid-19
No relatório de vacinação de hoje, a Direção-Geral de Saúde (DGS) partilha que foram administradas mais 61.188 doses de reforço da vacina contra a Covid-19 nas últimas 24 horas, o que deixa Portugal com um total de 1.917.881 pessoas com a dose de reforço tomada.
Foram dadas também mais 20.171 vacinas contra a gripe, resultando num total de 2.196.757 inoculações. Relativamente a ontem, regista-se um total de mais 85.213 inoculações de vacinas contra a Covid-19 (esquema primário completo e reforço) e contra a Gripe.
O Relatório Diário de Vacinação contra a COVID-19 e contra a Gripe já se encontra disponível. Mais informação em https://t.co/9MAvWVvC17#Sejaumagentedesaúdepública #DGS #estamoson pic.twitter.com/HONIbJQwpF
— DGS (@DGSaude) December 11, 2021
16h55 - "Sermos o segundo [país] na vacinação deve-se ao trabalho dos autarcas"
Num momento de agradecimento a todos os que fazem parte dos órgãos da Associação Nacional de Municípios Portugueses, António Costa reforçou a “capacidade única que os autarcas, ao nível da freguesia ou ao nível do município, têm tido para enfrentar na proximidade aquele que é o maior desafio de toda a nossa vida”.
16h33 - Vacinação de crianças? "O Governo não é médico e não é Pai"
Francisco Rodrigues dos Santos recorreu, este sábado, ao Facebook, onde versou sobre a vacinação de crianças entre os 5 e os 11 anos de idade que terá início em 18 e 19 de dezembro. O líder do CDS-PP fez questão de salientar que "o Governo não é médico e não é Pai".
"A vacinação de crianças saudáveis contra a Covid está a dividir a comunidade médica e científica", começou por apontar o centrista", considerando ser "legítimo questionar se não será prudente aguardar por mais evidência científica antes de tomar uma decisão final".
15h44 - Milhares de pessoas protestaram em Viena contra vacinação obrigatória
Milhares de pessoas - segundo a polícia cerca de 20 mil - protestaram hoje em Viena, capital da Áustria, contra as restrições impostas devido à Covid-19 e a vacinação obrigatória, que entra em vigor em fevereiro.
Milhares de pessoas em Viena© Getty Images
15h15 - ASAE suspende 11 estabelecimentos e apanha menor com identificação falsa
A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) suspendeu onze estabelecimentos e detetou um menor com documento de identificação falsificado durante uma operação de fiscalização de restaurantes, bares e discotecas por não cumprimento das regras definidas no contexto da pandemia de Covid-19, foi hoje anunciado.
Em comunicado, a ASAE refere que a operação 'Outbreak – III' decorreu durante a última noite, nas cidades de cidades de Santa Maria da Feira, Ovar, Póvoa de Varzim, Vila do Conde, Mirandela, Coimbra, Condeixa, Viseu, Covilhã, Odivelas, Sintra, Setúbal, Nazaré, São Martinho do Porto, Estremoz e Vilamoura, envolvendo 72 inspetores.
14h20 - Portugal soma mais de cinco mil novos casos e 19 mortes por Covid-19
Portugal registou, nas últimas 24 horas, 19 óbitos e 5.373 novos casos de Covid-19, revela o mais recente boletim epidemiológico divulgado este sábado pela Direção-Geral da Saúde.
De acordo com os dados da DGS, o número de internados voltou hoje a aumentar, com mais cinco pessoas em enfermaria e cinco em unidades de cuidados intensivos (UCI). Atualmente, ao todo, há 952 infetados hospitalizados em enfermaria e 142 em UCI nos hospitais portugueses.
Já se encontra disponível o Relatório de Situação de hoje, 11 de dezembro. Consulte o relatório completo em https://t.co/QyGnbwdM3T#sejaumagentedesaudepublica #estamoson pic.twitter.com/FENjO3CUt9
— DGS (@DGSaude) December 11, 2021
13h30 - Dez polícias encontrados em festa ilegal no Reino Unido
Dez polícias foram encontrados numa festa que violou as regras do confinamento, no Reino Unido, no passado dia 15 de maio.
Os agentes foram agora notificados a pagar 200 reais, cerca de 31 euros, por violarem a lei que vigorava na altura no país.
Dois dos 10 polícias de Sussex foram ainda sancionados pelo Departamento de Padrões Profissionais, para que "reflitam sobre as suas ações e melhorem o seu desempenho profissional".
13h18 - Bangladesh deteta os dois primeiros casos de Ómicron
O Bangladesh detetou os primeiros casos da variante Ómicron do vírus que provoca a Covid-19 em duas jogadoras de críquete que participaram recentemente numa competição no Zimbabué, anunciaram hoje as autoridades de saúde do país asiático.
12h43 - Ómicron pode causar entre 25 e 75 mil mortes no Reino Unido
A variante Ómicron pode causar entre 25 mil a 75 mil mortes no Reino Unido nos próximos cinco meses se nenhuma medida adicional for tomada além do 'Plano B', garantiram vários especialistas citados pela Sky News este sábado.
A projeção é da Escola de Higiene e Medicina Tropical de Londres (LSHTM).
De acordo com o relatório agora divulgado, a nova variante pode levar a um pico de mais de 2 mil hospitalizações diárias, assim como 175 mil internamentos e 24.700 mortes entre 1 de dezembro e 30 de abril de 2022.
12h32 - Açores com 20 novos casos e 30 recuperações
Os Açores registaram hoje 20 novos casos de infeção pelo coronavírus SARS-CoV-2, que provoca a doença covid-19, e 30 recuperações, tendo agora 285 casos ativos, anunciou a Autoridade de Saúde Regional.
12h01 - Ilhas Maurícias detetam primeiros dois casos da variante Ómicron
Os dois primeiros casos da variante Ómicron da covid-19 foram detetados nas Ilhas Maurícias, numa pessoa que regressava da África do Sul e noutra cujo cônjuge permaneceu neste país, anunciou o ministro da Saúde, na sexta-feira.
11h55 - Indonésia vacina crianças entre 6 e 11 anos
A Indonésia vai começar a vacinar crianças entre os 6 e os 11 anos contra a covid-19 a partir de 24 de dezembro com a vacina de produção chinesa Sinovac, anunciaram hoje as autoridades indonésias.
10h01 - Rússia confirma 30 mil novos casos
As autoridades russas confirmaram, este sábado, 30.288 novos casos de coronavírus e 1.171 mortes.
Desde o início da pandemia, o país acumulou 9.986.967 infeções e 288.351 mortes relacionadas à doença.
09h33 - Europa em alerta com aumento de casos e mortes
O Centro Europeu de Prevenção e Controle de Doenças (ECDC) alertou, este sábado, no relatório semanal sobre a situação epidemiológica na Europa, que a notificação de novos casos no 'velho continente' é, neste momento, "alta e crescente". Já a taxa de mortalidade, apesar de preocupante, está a aumentar lentamente.
O ECDC prevê assim que na próxima semana o número de casos notificados, internamentos e mortes aumente em vários países.
8h10 - Alemanha soma 53.697 novas infecções e 510 mortes
A Alemanha registou, nas últimas 24 horas, 53.697 novos casos de Covid-19 e 510 mortes associadas à doença, de acordo com os dados divulgados este sábado pelo Instituto Robert Koch. A incidência voltou a descer para os 402,9 casos por cem mil habitantes.
8h05 - Desde o início da pandemia, foram hospitalizadas 217 crianças. Não foram registadas mortes
Desde o início da pandemia e até 3 de Novembro deste ano, 217 crianças entre os cinco e os 11 anos foram hospitalizadas em Portugal por causa da Covid-19 e 20 tiveram de ser assistidas em unidades de cuidados intensivos, mas não há mortes a registar nesta faixa etária, de acordo com os dados citados pelo jornal Público a partir do parecer técnico ontem divulgado.
Recorde-se que a vacinação deste grupo etário arranca no próximo fim de semana e que o agendamento abre já na segunda-feira.
O autoagendamento arranca já esta segunda-feira, dia 13 dezembro.
— SNS_Portugal (@SNS_Portugal) December 10, 2021
Saiba mais aqui https://t.co/eadU0k4vHV#Saúde #SNS #VacinaçãoCOVID19 #COVID19PT @DGSaude pic.twitter.com/BXRg5SuFOg
07h55 - Doenças infecciosas? "Enquanto continuarmos a destruir florestas, corremos o risco"
Ameaças como o SARS-CoV-2 vão continuar em resultado da destruição dos habitats de animais como o morcego, "carregadinhos de vírus prontos para passar para o humano", e cada vez mais próximos do homem, prevê a especialista em saúde pública Ana Abecassis.
07h52 - China deteta 87 casos
A China detetou 87 casos de Covid-19 nas últimas 24 horas, incluindo 51 por contágio local, anunciaram hoje as autoridades de saúde do país.
07h40 - Recorde os principais pontos do Relatório das Linhas Vermelhas:
- A atividade epidémica de SARS-CoV-2 tem uma "intensidade elevada, com tendência fortemente crescente a nível nacional";
- Também a pressão nos serviços de saúde e o impacto na mortalidade "são elevados, e com tendência crescente";
- "A emergência de uma nova variante de preocupação (Ómicron) e o aproximar da época festiva suporta a necessidade de reforçar a vigilância epidemiológica, virológica e do controlo de fronteiras em Portugal", destaca o documento da DGS e do INSA;
- Apesar de a Delta continuar a ser a variante dominante no país, já foram identificados um total de 49 casos associados à variante Ómicron.
Pode consultar mais detalhes do documento, divulgado ontem à noite, aqui.
07h30 - Bom dia! Damos agora início ao acompanhamento das notícias relacionadas com a Covid-19. Pode recordar o AO MINUTO anterior aqui.
Leia Também: AO MINUTO: Portugal? 49 casos de Ómicron; Vacinação "sem dramatização"