Embaixada chinesa dá bolsas a 75 estudantes timorenses

A Embaixada da China em Díli deu bolsas de estudo a 75 estudantes da Universidade Nacional Timor Lorosa'e (UNTL) para o atual ano letivo, numa cerimónia realizada na segunda-feira.

Notícia

© iStock

Lusa
14/12/2021 11:23 ‧ 14/12/2021 por Lusa

Mundo

Educação

Segundo um comunicado da embaixada, os bolsistas foram escolhidos pela universidade entre os estudantes vindos de famílias desfavorecidas, num processo ratificado pelo Ministério do Ensino Superior, Ciência e Cultura (MESCC) de Timor-Leste.

O embaixador da China em Díli, Xiao Jianguo, disse na cerimónia esperar que as bolsas possam ajudar os estudantes a ter melhores resultados, mitigando as dificuldades económicas que muitas famílias timorenses sentem devido à pandemia da covid-19 e às cheias de abril.

Desde o lançamento deste programa, em 2019, a embaixada já apoiou mais de 185 estudantes timorenses de comunidades carenciadas, sublinhou o diplomata.

Em 2022, ano em que se celebra o 20.º aniversário do estabelecimento de relações diplomáticas entre os dois países, a China está disposta a reforçar o apoio à recuperação económica de Timor-Leste, disse Xiao Jianguo.

Segundo o comunicado, o reitor da UNTL, Francisco Miguel Martins, e a diretora-geral do MESCC, Maria Filomena Lay Guterres, agradeceram à China pelo apoio a Timor-Leste nos setores da educação e cultura.

Os dois responsáveis lembraram ainda que a China disponibilizou doses de vacinas chinesas contra a covid-19 para proteger a população timorense, incluindo os professores e estudantes da UNTL.

Leia Também: 600 mil computadores prestes a ser distribuídos pelos alunos

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas