Antigo governador Andrew Cuomo obrigado a devolver lucros de livro
Conselho de ética quer que ex-governador de Nova Iorque devolva o lucro que obteve com o livro de 2020 sobre “lições de liderança” da pandemia porque usou funcionários estatais inadequadamente para produzir o livro.
© Reuters
Mundo EUA
O ex-governador de Nova Iorque, Andrew Cuomo, foi condenado por um conselho de ética estadual - Comissão Conjunta de Ética Pública (JCOPE) - a devolver os lucros conseguidos com o seu livro de 2020 sobre “lições de liderança” da pandemia.
A defesa de Cuomo diz que vai recorrer da decisão e afirma que "as ações do JCOPE são inconstitucionais, excedem a sua própria autoridade e parecem ser motivadas por interesses políticos e não pelos fatos e pela lei".
De acordo com esta Comissão, Cuomo usou recursos estatais inadequadamente, ou seja, os funcionários que trabalhavam no gabinete do governador - para escrever o livro. Por esse motivo, deram-lhe um prazo de 30 dias para pagar ao procurador-geral do estado “um valor igual à indenização que lhe foi paga pelas suas atividades externas relacionadas ao livro”.
Cuomo tinha revelado em maio que recebeu um adiantamento de 3,1 milhões de dólares - cerca de 2,8 milhões de euros - pelo livro 'Crise americana: Lições de liderança da Pandemia COVID-19'. O livro em causa foi publicado em outubro de 2020.
Cuomo abandonou o cargo após ter sido aberta uma investigação pelo seu comportamento sexualmente impróprio com funcionárias.
Leia Também: Ex-governador de Nova Iorque Andrew Cuomo acusado de delito sexual menor
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com