Confrontos no Darfur terão feito quase 200 mortos deste outubro
O Sindicato dos Médicos do Sudão, uma organização opositora ao Governo, anunciou hoje que o número de mortes em confrontos tribais na região de Darfur desde outubro aumentou para 199 pessoas, depois de uma recente escalada de violência.
© Getty Images
Mundo Sudão
"O número total de mortes registado pelo sindicato alcançou os 199 desde o princípio de outubro nos estado de Darfur Oeste, Centro e Sul", disse o grupo que contabiliza as vítimas em protestos e confrontos no país desde 2019, no seguimento da queda do ditador Omar al Bashir, citado pela agência espanhola de notícias, a Efe.
Quase duas dezenas faleceram por disparos de armas com munições reais, de acordo com o sindicato, que adiantou que muitas das vítimas não conseguiram chegar aos hospitais por causa das condições de segurança em Darfur.
O Governo estimou na semana passada que o número de vítimas pelos confrontos nesta região sudanesa estaia perto dos 100, mas não atualizou esse número desde a semana passada.
A 9 de dezembro, as tribos árabes o clã Al Masiriya Yabal, que protagonizaram durante semanas violentos confrontos no Darfur, acordaram um cessar-fogo.
Antes destes novos confrontos, a Organização Não Governamental Human Rights Watch instou as Nações Unidas a mobilizar observadores internacionais para a região, um ano depois da força de manutenção da paz ter sido desmobilizada.
Os surtos de violência multiplicaram-se em Darfur, que ainda se encontra numa situação volátil depois da guerra civil de cariz étnico que decorreu entre 2003 e 2008, com mais de 300 mil mortos, e com 1,8 milhões de refugiados.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com