A prova mais conclusiva da intensidade da colaboração entre administrações no combate à Covid-19 foi a realização de 169 reuniões de conferências setoriais em 2020, mais do que o triplo do ano anterior (49). Das quais 82 foram do Conselho Interterritorial do Sistema Único de Saúde.
Nestes eventos, os ministros reúnem-se com os conselheiros regionais das respetivas pastas. Até então, a média anual estava entre 56 e 58, avança o El País.
O Conselho Interterritorial do Sistema Único de Saúde foi o mais ativo. Entre março e abril realizaram-se reuniões diárias e, desde maio, as reuniões foram feitas pelo menos uma vez por semana, de acordo com um relatório do Ministério da Política Territorial espanhol.
O ano mais dinâmico das últimas quatro décadas correspondeu a 2012, com 84 reuniões realizadas. De 2016 a 2020 foram realizadas 380 reuniões, mas quase metade corresponde apenas ao último ano.
Depois do Conselho Interterritorial do Sistema Único de Saúde, os órgãos que registaram mais atividade foram o setor da Educação com oito reuniões (apenas uma em 2019) e a de Agricultura e Desenvolvimento Rural, também oito (três em 2019).
A crise provocada pelo coronavírus foi também decisiva para a concentração em 2020 de 17 das 24 conferências de presidentes que ocorreram desde 2004.
Leia Também: Espanha ratificou novo acordo de pesca com Portugal