PR de Cabo Verde destaca "figura incontornável da África contemporânea"
O Presidente de Cabo Verde, José Maria Neves, considerou hoje que o arcebispo emérito sul-africano, Desmond Tutu, "amou infinitamente a liberdade" e foi uma "figura incontornável da África contemporânea".
© Getty Images
Mundo Desmond Tutu
"Faleceu Desmond Tutu, aos 90 anos. Amigo de Nelson Mandela, lutou pacificamente contra o apartheid, denunciou todas as formas de discriminação e amou infinitamente a liberdade", escreveu o chefe de Estado cabo-verdiano.
Para José Maria Neves, o arcebispo emérito sul-africano destacou-se como uma "figura incontornável da África contemporânea".
"Mais uma estrela negra que se destaca no firmamento universal. Apresento à família enlutada e ao povo da África do Sul as minhas sentidas condolências", terminou a mensagem do mais alto magistrado da Nação cabo-verdiana.
Desmond Tutu, arcebispo emérito sul-africano e vencedor do Prémio Nobel da Paz de 1984 pelo seu ativismo contra o regime de segregação racista do 'apartheid', morreu no domingo aos 90 anos, na sequência de um cancro da próstata, na Cidade do Cabo.
O funeral do arcebispo anglicano sul-africano vai realizar-se no próximo sábado na Catedral de São Jorge, a sua antiga paróquia na Cidade do Cabo, anunciou a sua fundação.
Leia Também: Arcebispo sul-africano é "herói de África"
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com