Meteorologia

  • 16 NOVEMBER 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Sul-africanos continuam a despedir-se e a prestar homenagem a Tutu

O corpo do arcebispo já está na catedral de São Jorge, onde vai permanecer em câmara ardente durante dois dias.

Notícias ao Minuto

09:47 - 30/12/21 por Fábio Nunes

Mundo Desmond Tutu

Na África do Sul prosseguem as despedidas do povo sul-africano ao arcebispo Desmond Tutu, que morreu no passado domingo, aos 90 anos.

O corpo do herói da luta contra o Apartheid e vencedor do Prémio Nobel da Paz foi transportado esta quinta-feira para a catedral de São Jorge, na Cidade do Cabo, onde vai permanecer dois dias em câmara ardente para permitir que as pessoas se despeçam e prestem uma derradeira homenagem a dos símbolos da África do Sul.

Como atestam algumas imagens da fotogaleria da Reuters que está acima, já se registam filas no exterior da catedral para o tributo a Tutu.

As cerimónias fúnebres, que têm honras de funeral de estado, vão decorrer no próximo sábado, dia 1 de janeiro. Os restos mortais de Desmond Tutu serão cremados, numa cerimónia privada, e as suas cinzas vão ser depositadas debaixo do chão da catedral de São Jorge.

Foi na entrada desta catedral que Desmond Tutu liderou marchas contra o domínio e a opressão branca durante o regime do Apartheid. Desde então, a igreja ficou conhecida como a ‘catedral do povo’ e é um dos símbolos da democracia no país.

Leia Também: Xanana Gusmão enaltece papel de Tutu na libertação do povo timorense

Recomendados para si

;
Campo obrigatório