A partir desta quinta-feira, a Grécia vai permitir música em restaurantes e bares novamente. Deixa também de haver hora limite para o encerramento destes estabelecimentos.
No mês passado, o país forçou bares, discotecas e restaurantes a fecharem à meia-noite, sem clientes em pé e sem música, tendo em conta o aumento de casos registado no período das férias de Natal, estimulado pela variante Ómicron.
Segundo o ministro da Saúde, Thanos Plevris: "Decidimos reduzir as restrições, tendo em consideração o curso da pandemia em termos de diminuição de casos nas últimas semanas".
Segundo o ministro, apesar da pressão sobre o sistema de saúde e da alta taxa de internamentos, estas medidas justificam-se com o facto desta variante ter uma duração mais curta e uma doença menos grave em comparação com a variante Delta, que era predominante anteriormente.
Vão, no entanto, continuar as restrições de capacidade em vigor para eventos de desporto e o uso de uma máscara dupla (FFP2 ou KN95) continua a ser obrigatório em supermercados e transportes públicos.
Esta quinta-feira a Grécia reportou 19.712 novos casos de Covid-19. Segundo os dados mais recentes, as infeções estão a diminuir apesar do recorde de 50.000 casos registado no início de deste mês.
No país, com 11 milhões de habitantes, confirmaram-se até ao dia de hoje 23.083 mortes e 1.867.935 casos de SARS-CoV-2 desde o início da pandemia.
Leia Também: Grécia. Moção de censura contra o Governo após o caos causado pela neve