Meteorologia

  • 28 SEPTEMBER 2024
Tempo
20º
MIN 12º MÁX 25º

Milhares de professores protestam em diversas cidades do Irão

Milhares de professores interromperam o seu trabalho no Irão e manifestaram-se em diversas cidades do país em protesto contra a degradação do seu nível de vida e para exigir a libertação de colegas detidos, indicaram hoje os media locais.

Milhares de professores protestam em diversas cidades do Irão
Notícias ao Minuto

16:24 - 01/02/22 por Lusa

Mundo Manifestantes

Mais de 2.000 professores reuniram-se na segunda-feira em frente ao edifício do departamento provincial de Educação na província de Alborz, a oeste de Teerão, exibindo cartazes onde se podiam ler frases como "Liberdade para os professores detidos", indicou a agência noticiosa ILNA.

O jornal reformador Arman Melli indicou hoje, por sua vez, que professores em diversas cidades interromperam o seu trabalho na segunda-feira para se manifestarem em frente ao parlamento em Teerão e junto de delegações do Ministério da Educação em outras cidades do país, como Ispahan ou Chiraz.

Segundo o jornal, as manifestações de segunda-feira marcaram o terceiro dia consecutivo de contestação com o envolvimento de numerosos professores, mas o título não precisou se os protestos iam prosseguir durante o dia de hoje.

Nas últimas semanas, o Irão foi palco de concentrações de estudantes e de outros funcionários, incluindo do aparelho judiciário, em protesto contra as repercussões de uma galopante inflação sobre os seus salários num difícil contexto económico.

Os manifestantes reivindicam um ajustamento dos salários dos professores aos dos restantes funcionários públicos e a concretização de um sistema de classificação que tenha como base a experiência e atributos individuais, segundo a ILNA.

O Irão, que em 2021 elegeu Ebrahim Raisi para a Presidência, enfrenta desde 2018 severas sanções económicas impostas pelos Estados Unidos no âmbito do seu programa nuclear, o que implicou um aumento da inflação acima dos 40%.

O líder supremo iraniano, Ali Khamenei, declarou no domingo que a grave situação económica do país não é apenas motivada pelas sanções internacionais, mas também pela má gestão do Governo.

Leia Também: Teerão abandona instalações alvo de ataque no verão passado

Recomendados para si

;
Campo obrigatório