Estátua romana devolvida depois de 50 anos
Em dezembro de 1973, um grupo de ladrões roubou estátua com milénios de existência do Musée du Pays Châtillonnais, juntamente com 5 mil moedas romanas.
© Facebook: Arthur Brand
Mundo Arte
Uma estátua romana do deus Baco, datada do século I, foi devolvida ao museu francês de onde foi roubada há cerca de 50 anos.
A obra foi encontrara no final do século XIX, em 1894, numa vila de origem galo-romana. Poucos anos mais tarde, esteve em exposição em Paris.
Em dezembro de 1973, um grupo de ladrões roubou estátua com milénios de existência do Musée du Pays Châtillonnais, juntamente com 5 mil moedas romanas.
Em entrevista à BBC, o detetive de arte que encontrei a obra, Arthur Brand, disse que "é inédito encontrar algo 50 anos depois de um roubo", pois normalmente é destruído.
RECOVERED: The precious Roman Bacchus of Vertillum (1st century BC), stolen 50 years ago in France, was handed over by me to Catherine Monnet, the museums director. One of the most beautiful Roman antiquities ever found in France (excavated in 1894) is back where it belongs... pic.twitter.com/62UIPftaV6
— Arthur Brand (art detective) (@brand_arthur) February 2, 2022
A estátua foi entregue à atual diretora do museu, Catherine Monnet, que ficou "sem palavras" quando o reputado detetive neerlandês de peças de arte roubadas a encontrou. "Eu pensei que ela ia largar a estátua com o nervosismo", acrescentou à BBC.
Brand contou que foi contactado por um cliente a quem foi oferecida uma estátua desconhecida, de forma legal. O detetive encontrou uma referência numa revista de arqueologia de 1927 - a partir daí, encontrou o relatório da polícia do roubo de 1973.
"Eu contactei o colecionador. Ele não queria ter uma peça roubada na sua coleção portanto quis devolvê-la, mas a lei francesa obriga ao pagamento de uma pequena quantia", disse.
Tendo em conta o valor da estátua, essa 'pequena' quantia foi dada em parte pela autoridade local de Chatillon, a localidade do museu, e o resto foi pago através de um leilão.
Leia Também: "Incríveis" estátuas romanas descobertas durante escavação na rota da HS2
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com