Reino Unido aprova uso da vacina da Novavax para maiores de 18 anos
Deste modo, a Nuvaxovid torna-se na quinta vacina contra a Covid-19 que conta com a aprovação do regulador britânico independente.
© Getty Images
Mundo Coronavírus
A vacina contra a Covid-19 desenvolvida pela farmacêutica norte-americana Novavax foi esta quinta-feira aprovada pela Agência Reguladora dos Medicamentos e Produtos de Saúde britânica. Desta feita, todos os indivíduos com pelo menos 18 anos de idade vão poder passar a receber esta vacina a partir de agora.
A informação foi avançada por um comunicado publicado na página oficial do governo britânico, que dá conta de que "vacina foi aprovada após o cumprimento das normas de segurança, qualidade e eficácia exigidas". A propósito desta aprovação, Sajid Javid, secretário de Estado da Saúde e da Assistência Social, diz ser "ótimo" que o regulador britânico aprove "outra vacina contra a Covid-19".
Deste modo, a Nuvaxovid (vacina desenvolvida pela Novavax) torna-se na quinta vacina contra a Covid-19 que conta com a aprovação do regulador independente, podendo assim ser administrada em território britânico.
Porém, apenas podem tomar a vacina da Novavax os indivíduos com 18 anos ou mais, no âmbito da administração de uma primeira ou segunda dose. "As pessoas com alergia a um dos componentes da vacina" não devem, por sua vez, tomar a mesma, acrescenta ainda o comunicado do governo britânico.
Já June Raine, presidente executiva da referida agência reguladora, garante que a instituição continua a desenvolver o seu trabalho de "monitorização da utilização de todas as vacinas contra a Covid-19, para assegurar que os seus benefícios na proteção das pessoas contra a doença continuem a superar quaisquer riscos", lê-se no comunicado.
A Nuvaxovid é uma vacina que utiliza uma "tecnologia baseada em proteínas recombinantes", a qual é já usada há largos anos no desenvolvimento de vacinas para prevenir outras doenças, como é o caso da Hepatite B.
Ainda que o método de administração seja semelhante, sendo necessárias inicialmente duas tomas com um intervalo de três semanas por cada dose, a Nuvaxovid difere assim das vacinas de mRNA da Pfizer e da Moderna.
Leia Também: França dá luz verde à vacina da Novavax contra a Covid-19
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com