Exército do Congo anuncia abate de 33 rebeldes em Kivu do Sul

O Exército da República Democrática do Congo (RDCongo) anunciou hoje que matou 33 homens armados numa contraofensiva contra milícias locais aliadas de rebeldes do Burundi, na província de Kivu do Sul, no leste do país.

Notícia

© Reuters

Lusa
04/02/2022 16:15 ‧ 04/02/2022 por Lusa

Mundo

Conflito

 

A "operação em larga escala" foi realizada quarta e quinta-feira contra "os grupos Mai-Mai (milícias comunitárias) aliados dos rebeldes das FNL [Forças de Libertação Nacional do Burundi] e Burundi RED-Tabara, na região de Katonera", segundo um comunicado do porta-voz do Exército na região, tenente Marc Elonga Kyondwa.

O balanço é de "33 milicianos neutralizados [mortos] incluindo três líderes", detalhou a fonte.

"As operações em larga escala continuam, está tudo sob controlo das FARDC [Forças Armadas da RDCongo]", acrescentou o oficial, que explicou tratar-se da "resposta do Exército aos grupos rebeldes nas montanhas circundantes da cidade de Uvira" após o ataque a uma das suas posições.

Na quarta e quinta-feira, "foram ouvidas detonações de armas pesadas e ligeiras provenientes das montanhas" da cidade de Uvira, localizada a cerca de sete quilómetros da linha de combate, disse André Byadunia, presidente da sociedade civil local.

Os grupos rebeldes FNL e RED-Tabara têm as suas bases de retaguarda no leste da RDCongo, região cenário de ações armadas há mais de 25 anos devido à presença de dezenas de grupos armados locais e estrangeiros.

O Exército da RDCongo acusa regularmente os rebeldes do Burundi de se aliarem a milícias locais e de causar insegurança nos territórios de Uvira, Fizi e Mwenga, na província de Kivu do Sul.

Leia Também: Subiu para 62 número de mortos em massacre no nordeste do Congo

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas