O governo norte-americano planeia dar início à vacinação das crianças com menos de cinco anos a partir de dia 21 de fevereiro, segundo um documento divulgado pelo Centro de Controlo e Prevenção de Doenças (CDC).
De acordo com a agência Reuters, a Food and Drug Administration (FDA) está a equacionar a autorização da vacina do consórcio Pfizer/BioNTech para inoculação deste grupo etário, ainda que não tenha alcançado uma das metas nos ensaios clínicos em crianças entre os dois e os quatro anos.
Especialistas devem reunir-se a 15 de fevereiro para determinar se recomendam, ou não, a vacina para as crianças com menos de cinco anos.
O documento do CDC indica que, inicialmente, serão enviadas 10 milhões de doses antes do final do mês para áreas onde as crianças apresentem um maior risco de terem doença severa por Covid-19, caso a FDA autorize o seu uso nesta faixa etária.
O segundo e terceiro envio das vacinas será entregue às jurisdições e farmácias parceiras do governo a 23 e 25 de fevereiro.
Caso seja autorizada, a vacina da Pfizer/BioNTech para crianças terá uma dose mais reduzida, quando comparada com a vacina para adultos e para crianças entre os cinco e os 11 anos.
Leia Também: EUA. Descoberta de Ómicron em animais gera preocupação sobre variantes