Paris abre inquérito à morte de cidadão francês em ataque no Benim
Um cidadão francês de 50 anos morreu num "ataque terrorista" no norte de Benim, anunciou hoje em Paris a Procuradoria-Geral nacional antiterrorista, que abriu um inquérito por "assassínio relacionado com ação terrorista".
© YANICK FOLLY/AFP via Getty Images
Mundo Benim
O ataque foi "perpetrado no parque W localizado no norte do Benim", segundo a Procuradoria-Geral e o inquérito foi atribuído à Direção Geral de Segurança Interna (DGSI).
Na quarta-feira, a organização não-governamental ambientalista African Parks anunciou em comunicado que cinco guardas-florestais e um soldado tinham sido mortos e 10 pessoas ficaram feridas numa emboscada no dia anterior neste parque natural transfronteiriço gerido pelo Benim, Burkina Faso e Níger.
De acordo com a African Parks, reforços militares adicionais e guardas-florestais foram enviados para a área.
Uma série recente de incursões na fronteira em países ao sul do Sahel confirmou as suspeitas de que grupos 'jihadistas' da região estão a tentar avançar em direção à região costeira.
O exército beninense reforçou a presença no norte do país após os dois primeiros ataques 'jihadistas', oficialmente reconhecidos, no final do ano passado.
No mês passado, dois soldados beninenses foram mortos quando o seu veículo foi alvo de um ataque com um engenho explosivo artesanal no departamento de Atakora, no norte do país.
Leia Também: Benim anuncia reforço de dispositivo militar contra incursões jihadistas
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com