A Novavax anunciou, esta quinta-feira, que a sua vacina contra a Covid-19 - a Nuvaxovid - provou ser segura e eficaz num estudo efetuado com jovens dos 12 aos 17 anos.
Os testes foram realizados no verão passado, em 2.247 jovens americanos daquela faixa etária, e concluíram que a vacina de duas doses é 80% eficaz na prevenção da infeção sintomática.
De acordo com a farmacêutica, apenas seis desses jovens desenvolveram Covid-19, com sintomas leves, em comparação com outros 14, que tinham recebido vacinas falsas, e que também contraíram a infeção. Nenhuma desenvolveu doença grave.
A Nuvaxovid é uma vacina que contém suficientes fragmentos de uma proteína que é exclusiva do vírus para que o sistema humanitário a reconheça e responda produzindo defesas contra a infeção pelo SARS-CoV-2.
O fármaco já foi autorizado para pessoas com mais de 18 anos na Europa, pela Agência Europeia de Medicamentos (EMA, na sigla em inglês), mas também no Reino Unido e em vários outros países.
Agora que dispõe destes novos dados, a Novavax planeia pedir a autorização do uso da vacina em jovens a partir dos 12 anos e tenciona, ainda este ano, começar a testá-la em crianças mais novas.
Leia Também: AO MINUTO: Quase 5,5 milhões com 'reforço'; Açores proíbem Carnaval