Meteorologia

  • 16 NOVEMBER 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

"Deus, Pátria, Família". Bolsonaro considera Viktor Órban "um irmão"

O presidente do Brasil sublinhou a "afinidade" que tem com o primeiro-ministro húngaro no que diz respeito à "defesa do povo".

"Deus, Pátria, Família". Bolsonaro considera Viktor Órban "um irmão"
Notícias ao Minuto

23:52 - 17/02/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Brasil

Jair Bolsonaro foi o primeiro presidente do Brasil a visitar a Hungria e reuniu-se esta quinta-feira com o primeiro-ministro húngaro, Viktor Órban, que considera ser como “um irmão” devido às ideologias que partilham.

“Prezado Orbán, é uma satisfação muito grande estar na Hungria. Considero o seu país o nosso pequeno grande irmão. Pequeno se levarmos em conta as nossas diferenças nas respetivas extensões territoriais, e grande pelos valores que nós representamos, que podem ser resumidos em quatro palavras: Deus, pátria, família e liberdade. Comungamos também da defesa da família com muita ênfase. Uma família bem estruturada faz com que a sua respetiva sociedade seja sadia. Não devemos perder esse foco”, afirmou, em conferência de imprensa, o chefe de Estado brasileiro.

E frisou: "Prezado Orbán, trato como irmão, dada a afinidade que temos na defesa dos nossos povos".

Na conferência de imprensa, Bolsonaro revela também que conversou com o presidente húngaro, János Áder, sobre "questões ambientais", nomeadamente o que "representa a Amazónia para o Brasil e para o mundo".

"Muitas vezes, as informações sobre essa região chegam para fora do Brasil de forma bastante distorcida. Como se fossemos nós os grandes vilões, no que leva em conta a preservação da floresta e a sua destruição”, afirmou.

Bolsonaro frisa ainda que a destruição da Amazónia “não existe” e que o Brasil preserva 63% do seu território. “Nós preocupamo-nos com o reflorestamento, coisa que não vejo nos países da Europa como um todo”, frisou.

E vai mais longe: “Esta desinformação é um ataque à nossa economia, que vem, em grande parte, do agronegócio”. 

Depois de uma visita à Rússia, onde se reuniu com Vladimir Putin, Bolsonaro chegou à Hungria esta quinta-feira, sendo recebido com honras militares pelo homólogo húngaro numa visita que procura impulsionar as relações comerciais e a cooperação política entre os dois países liderados por governos de extrema-direita.

Leia Também: Rússia e Brasil acordam aprofundar cooperação económica

Recomendados para si

;
Campo obrigatório