Meteorologia

  • 06 OCTOBER 2024
Tempo
21º
MIN 19º MÁX 23º

Timor: Candidatura de Ramos-Horta prepara grande mobilização para Dili

A candidatura presidencial de José Ramos-Horta está a preparar uma grande mobilização de apoiantes para o comício de encerramento da campanha na terça-feira, na zona de Tasi Tolu, Díli, disse hoje um responsável.

Timor: Candidatura de Ramos-Horta prepara grande mobilização para Dili
Notícias ao Minuto

08:29 - 14/03/22 por Lusa

Mundo Eleições

Em conferência de imprensa, Francisco Kalbuadi Lay, secretário-geral do Congresso Nacional da Reconstrução Timorense (CNRT), partido que apoia a candidatura de Ramos-Horta, disse que a mobilização começa ao início da manhã e se prolonga até ao final da tarde.

"Temos todas as estruturas do município coordenadas para a mobilização ocorrer durante o dia", disse aos jornalistas.

"A mobilização vai ocorrer em cada um dos postos administrativos da capital e depois daí deslocam-se para Tasi Tolu onde teremos o comício", explicou.

Kalbuadi deixou apelos aos "quadros e militantes" do partido, liderado por Xanana Gusmão, para que "atuem com disciplina e respeito pela lei e ordem pública, evitem provocação ou situações de violência" e cumpram a lei.

"Apelamos a todos para que respeitem sempre a lei, respeitem os sinais de trânsito e todas as pessoas que estão a usar a estrada pública, para que possamos criar um ambiente de paz e de celebração na festa da democracia", vincou.

Questionado sobre o nível de participação que espera na capital -- depois da candidatura ter registado enchentes em comícios em vários pontos do país -- Kalbuadi escusou-se a especular, recordando apenas que a capacidade máxima do recinto é de entre "50 a 60 mil pessoas".

À Lusa reiterou a "muita confiança" sobre o êxito da candidatura, recordando que se tem verificado uma onda de apoio significativo em vários pontos do país.

Kalbuadi explicou que a candidatura decidiu terminar a campanha no dia 15, véspera do último dia de campanha, para "que corra bem para todos e sem problemas", recordando que na quarta-feira há três outros grandes comícios previstos para a capital.

Depois de percorrer grande parte do país, vários candidatos vão concentrar as suas últimas ações de campanha em Díli, estando ainda previsto, na noite de terça-feira, o debate entre os 16 candidatos organizados pela Comissão Nacional de Eleições (CNE).

Hoje estão previstas várias ações de campanha na capital, nomeadamente as de Hermes Barros, Francisco Guterres e Milena Pires.

Para terça-feira o calendário acordado pelos candidatos com a CNE prevê ações de campanha de Berta dos Santos, Hermes Barros, Lere Anan Timur, Constâncio Pinto, José Ramos-Horta e Mariano Assanami Sabino.

Finalmente, na quarta-feira, haverá comícios e ações de campanha de Berta dos Santos, Anacleto Ferreira, Francisco Guterres, Milena Pires, Lere Anan Timur, Constâncio Pinto, Virgílio Guterres e Mariano Assanami Sabino.

A campanha termina na quarta-feira e a eleição decorre no sábado.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório