Ucrânia pede armas e sanções a países "com medo da III Guerra Mundial"

O ministro dos Negócios Estrangeiros ucraniano apelou ainda a mais sanções à Rússia.

Notícia

© Getty Images

Sara Gouveia
14/03/2022 09:22 ‧ 14/03/2022 por Sara Gouveia

Mundo

Ucrânia/Rússia

O ministro dos Negócios Estrangeiros ucraniano publicou um tweet, esta segunda-feira, em que se dirigia àqueles que "têm medo de ser arrastados para uma Terceira Guerra Mundial". Dmytro Kuleba apelou ao Ocidente que forneça armas à Ucrânia e aplique mais sanções à Rússia para ajudar a evitar que outros países sejam arrastados para um conflito mais amplo.

A Ucrânia tem pedido repetidamente aos aliados que façam mais para ajudar. Alguns governos ocidentais temem que isso possa levar outros países, incluindo estados membros da NATO, para a guerra, refere a Reuters.

"Para quem está no estrangeiro com medo de serem 'arrastados para a Terceira Guerra Mundial': a Ucrânia tem dado luta com sucesso. Precisamos que nos ajudem a lutar. Forneçam-nos todas as armas necessárias”, escreveu Kuleba no Twitter.

Acrescentou ainda o pedido de "mais sanções à Rússia" e que os "isolem completamente". "Ajudem a Ucrânia a forçar o Putin a falhar e evitarão uma guerra maior", pode ler-se.

A Rússia lançou a 24 de fevereiro uma ofensiva militar na Ucrânia que já causou pelo menos 564 mortos e mais de 982 feridos entre a população civil e provocou a fuga de cerca de 4,5 milhões de pessoas, entre as quais 2,5 milhões para os países vizinhos, segundo os mais recentes dados da ONU.

A invasão foi condenada pela generalidade da comunidade internacional que respondeu com o envio de armamento para a Ucrânia e o reforço de sanções económicas a Moscovo.

Leia Também: Líder checheno Kadyrov afirma estar perto de Kyiv

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas