O ministro dos Negócios Estrangeiros ucraniano publicou um tweet, esta segunda-feira, em que se dirigia àqueles que "têm medo de ser arrastados para uma Terceira Guerra Mundial". Dmytro Kuleba apelou ao Ocidente que forneça armas à Ucrânia e aplique mais sanções à Rússia para ajudar a evitar que outros países sejam arrastados para um conflito mais amplo.
A Ucrânia tem pedido repetidamente aos aliados que façam mais para ajudar. Alguns governos ocidentais temem que isso possa levar outros países, incluindo estados membros da NATO, para a guerra, refere a Reuters.
"Para quem está no estrangeiro com medo de serem 'arrastados para a Terceira Guerra Mundial': a Ucrânia tem dado luta com sucesso. Precisamos que nos ajudem a lutar. Forneçam-nos todas as armas necessárias”, escreveu Kuleba no Twitter.
Acrescentou ainda o pedido de "mais sanções à Rússia" e que os "isolem completamente". "Ajudem a Ucrânia a forçar o Putin a falhar e evitarão uma guerra maior", pode ler-se.
To those abroad scared of being ‘dragged into WWIII’. Ukraine fights back successfully. We need you to help us fight. Provide us with all necessary weapons. Apply more sanctions on Russia and isolate it fully. Help Ukraine force Putin into failure and you will avert a larger war.
— Dmytro Kuleba (@DmytroKuleba) March 14, 2022
A Rússia lançou a 24 de fevereiro uma ofensiva militar na Ucrânia que já causou pelo menos 564 mortos e mais de 982 feridos entre a população civil e provocou a fuga de cerca de 4,5 milhões de pessoas, entre as quais 2,5 milhões para os países vizinhos, segundo os mais recentes dados da ONU.
A invasão foi condenada pela generalidade da comunidade internacional que respondeu com o envio de armamento para a Ucrânia e o reforço de sanções económicas a Moscovo.
Leia Também: Líder checheno Kadyrov afirma estar perto de Kyiv