Rússia diz ter recebido dos EUA garantias sobre acordo nuclear iraniano
Lavrov rejeitou as alegações de que a exigência da Rússia estava a apresentar um "obstáculo" às negociações sobre o acordo nuclear iraniano.
© Reuters
Mundo Acordo nuclear
O ministro russo dos Negócios Estrangeiros, Sergey Lavrov, diz que Moscovo recebeu garantias escritas de Washington de que as sanções ocidentais aplicadas à Rússia, na sequência da invasão à Ucrânia, não afetarão a cooperação com o Irão no âmbito do acordo nuclear de 2015.
As observações feitas por Lavrov esta terça-feira podem, de acordo com a Reuters, indicar que a exigência imposta pela Rússia - de que as sanções não impediriam as suas futuras negociações com o Irão - foi cumprida.
O pedido foi feito pela Rússia na semana passada, depois de mais de 11 meses de negociações destinadas a reavivar o Plano de Ação Global Conjunto (JCPOA), nome pelo qual o acordo nuclear é formalmente conhecido. De acordo com a informação apurada, todas as partes envolvidas estavam, nesse momento, prestes a chegar a um acordo.
No seguimento deste incidente, os Estados Unidos chamaram à exigência de última hora da Rússia de "irrelevante". Porém, França, Alemanha e Reino Unido avisaram que a mesma poderia levar ao colapso das conversações.
Numa conferência de imprensa conjunta com o seu homólogo iraniano, Hossein Amirabdollahian, Lavrov rejeitou as alegações de que a exigência da Rússia estava a apresentar um "obstáculo" às negociações. Ambas as partes defenderam, também, um regresso rápido ao acordo que os Estados Unidos abandonaram unilateralmente em 2018.
Leia Também: Republicanos reafirmam oposição sobre novo acordo nuclear com o Irão
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com