Vários túmulos e um sarcófago de chumbo, provavelmente datados do século XIV, foram encontrados por arqueólogos na Catedral de Notre Dame, em Paris, revelou o Ministério da Cultura de França, citado pela AFP. A descoberta foi feita durante os trabalhos de reconstrução do monumento, devastado por um grande incêndio em 2019.
De acordo com o mesmo Ministério, os túmulos encontrados foram considerados "de notável qualidade científica". Entre os mesmos havia um "sarcófago completamente preservado, em forma humana, feito de chumbo".
De acordo com a informação divulgada pelo Governo francês, o sarcófago terá alegadamente sido feito para um alto dignitário nos anos 1300 - um século após o início da construção da Catedral de Notre Dame, processo que começou no século XIII.
"Podem-se vislumbrar pedaços de tecido, cabelos e uma almofada de folhas no topo da cabeça, um fenómeno bastante comum quando os líderes religiosos eram enterrados", disse Christophe Besnier, arqueólogo responsável pela escavação, a propósito da descoberta, citado pela AFP.
Como explica a Reuters, os responsáveis pela Catedral terão encomendado estas escavações no interior do monumento como medida preventiva, antes de se avançar com a instalação do andaime necessário para efetuar o restauro do telhado de madeira de 100 metros de altura. Na sequência da descoberta, os mesmos serão prolongados até 25 de março.
As escavações, de acordo com a Reuters, terão ainda evidenciado a existência de um fosso imediatamente abaixo do chão da Catedral, provavelmente datado de 1230, altura em que a mesma estava ainda em fase de construção. Nele, foram ainda encontrados vários fragmentos de esculturas, com vestígios de tinta visíveis.
A Catedral de Notre Dame, que tenta assim 'reerguer-se dos escombros' após o incêndio de 2019, tem reabertura planeada para 2024.
Leia Também: Boston College digitaliza em Miranda do Douro "Livro de Missas" único