O presidente da Câmara de Melitopol, Ivan Fedorov, que na passada sexta-feira tinha sido alegadamente 'raptado' pelas forças militares russas, foi dado como libertado na sequência de uma "operação especial ucraniana". A informação foi avançada pelo The Kyiv Independent, que cita Kyrylo Tymoshenko, alto funcionário do gabinete do presidente Volodymyr Zelensky.
Também Andriy Yermak, o chefe do gabinete presidencial ucraniano, terá dito, numa publicação online, que Fedorov foi já "libertado do cativeiro russo", noticia a Reuters.
A informação foi também confirmada pelos serviços de comunicação do governo ucraniano, que divulgou um vídeo que mostra Zelensky a falar, alegadamente, com o autarca de Melitopol.
The mayor of #Melitopol of the #Zaporizhzhia oblast Ivan Fedorov was released from #Russian captivity.
— SSSCIP Ukraine (@dsszzi) March 16, 2022
On the video a conversation of the President @ZelenskyyUa with the mayor. #WARINUKRAINE #RussiaUkraineWar #RussiaInvadedUkraine #StopRussia pic.twitter.com/lJKMULUwf6
Segundo a informação avançada pelo gabinete presidencial ucraniano, Ivan Fedorov deverá voltar "em breve" às suas funções de presidente da Câmara de Melitopol.
Porém, lembre-se que as tropas russas nomearam, recentemente, uma nova autarca para Melitopol, após as autoridades ucranianas terem dado conta do sequestro do presidente da Câmara democraticamente eleito. Galina Danilchenko, deputada da oposição do Conselho Municipal, foi o nome escolhido pela Rússia para ocupar esse cargo.
As autoridades ucranianas acusaram Moscovo de ter 'raptado' Ivan Fedorov na sexta-feira passada, depois de divulgadas imagens de sistemas de videovigilância que, alegadamente, mostravam soldados russos a arrastarem o autarca para o exterior do edifício da Câmara Municipal.
[Notícia atualizada às 19h23]
Leia Também: AO MINUTO: Autarca de Melitopol libertado; Teatro bombardeado em Mariupol