Força francesa anuncia que matou 15 terroristas na fronteira com o Níger
As forças francesas estacionadas no Mali anunciaram hoje que mataram 15 terroristas na fronteira entre o Mali e o Níger, que dizem pertencer ao grupo terrorista Estado Islâmico no Grande Saara (EIGS).
© Shutterstock
Mundo Mali
"O cruzamento de diferentes informações confirmou que pertenciam ao EIGS, em trânsito para a região de Ménaka", disse o porta-voz da força Barkhane, o grupo francês que se prepara para sair do Mali.
"Numa missão de reconhecimento [um drone] identificou uma coluna de 13 motas na periferia da fronteira entre o Mali e o Níger", acrescentou Pascal Ianni, em declarações à agência francesa de notícias, a France-Presse (AFP).
No seguimento destas informações, "os 15 terroristas foram neutralizados", a palavra usada para significar que foram eliminados, ou seja, mortos.
Cerca de 2.400 tropas francesas estão destacadas no Mali, de um total de 4.600 no Sahel.
Em 17 de Fevereiro, o Presidente francês, Emmanuel Macron, anunciou a retirada da força "devido às múltiplas obstruções das autoridades de transição malianas", referindo-se aos militares que tomaram o poder pela força em 2020 e com os quais as relações com Paris continuaram a deteriorar-se.
A ação de quinta-feira "constitui um novo sucesso tático para a força Barkhane, que continua totalmente empenhada na luta contra grupos terroristas armados", salientou o Coronel Pascal Ianni nas declarações à AFP.
Leia Também: Argélia expulsa cerca de mil imigrantes ilegais para o Níger em dois dias
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com