Numa conferência de imprensa, um alto funcionário da defesa dos EUA disse que o Pentágono avaliou pela primeira vez que Kherson, uma cidade portuária no sul da Ucrânia, não está mais sob controlo total da Rússia.
Kherson foi a primeira grande cidade ucraniana que as forças russas conquistaram após a invasão da Ucrânia.
“Não parece estar tão fortemente sob controlo russo como antes. Os ucranianos estão a tentar recuperar Kherson e podemos dizer que Kherson é realmente território reconquistado novamente”, disse o alto funcionário da defesa, segundo o Washington Post.
O Kremlin negou ter perdido o controlo total. Porém, no Twitter vários jornalistas confirmam esta informação do Pentágono.
For the first time in weeks, the Pentagon assessed today that Kherson, a port city in southern Ukraine, is no longer under full Russian control.
— Dan Lamothe (@DanLamothe) March 25, 2022
Recorda-se que a Rússia lançou em 24 de fevereiro uma ofensiva militar na Ucrânia que causou, entre a população civil, pelo menos 1.081 mortos, incluindo 93 crianças, e 1.707 feridos, entre os quais 120 são menores, e provocou a fuga de mais 10 milhões de pessoas, das quais 3,7 milhões foram para os países vizinhos, segundo os mais recentes dados da ONU, que alerta para a probabilidade de o número real de vítimas civis ser muito maior.
A invasão russa foi condenada pela generalidade da comunidade internacional, que respondeu com o envio de armamento para a Ucrânia e o reforço de sanções económicas e políticas a Moscovo.
Leia Também: EUA pedem "fortalecimento" de sanções à Coreia do Norte