Quase 160 pessoas resgatadas no Mediterrâneo vão desembarcar em Itália
Os 157 migrantes resgatados no Mediterrâneo na noite de sexta-feira pelo navio 'Ocean Viking', da organização humanitária SOS Méditerranée, vão desembarcar hoje no porto de Augusta, Sicília (sul de Itália), informou a organização nas redes sociais.
© Getty Images
Mundo Migrações
O desembarque foi permitido pelas autoridades italianas após receber um pedido de disponibilização de um porto enviado pela organização humanitária, que acolheu no navio os migrantes resgatados e um cadáver recuperado do mar.
Assim que chegarem ao porto, os adultos com filhos menores serão reencaminhados para um navio de quarentena, após passarem pelos controlos sanitários, enquanto os menores não acompanhados irão para centros de acolhimento.
Os resgatados estão "debilitados pelos enjoos e pelas lesões físicas e emocionais da terrível experiência no mar. Todos precisam de poder começar a recuperar em terra", explicou a organização numa mensagem divulgadas nas redes sociais.
O navio resgatou os quase 160 imigrantes, incluindo vários menores, na rota central do Mediterrâneo, numa operação que durou cerca de cinco horas e foi "complicada" devido a condições meteorológicas adversas.
Os migrantes estavam num barco insuflável superlotado, sendo que dois dos que ocupavam o bote morreram, mas o 'Ocean Viking' só conseguiu resgatar um dos cadáveres por causa das condições do mar.
Desde o início do ano e até hoje, já entraram em Itália 6.544 migrantes resgatados no mar, um número ligeiramente superior aos 6.334 registados no mesmo período do ano passado, segundo dados do Ministério do Interior italiano.
Leia Também: Lancha com 52 ocupantes do Magreb socorrida ao largo das Canárias
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com