Negociador ucraniano está "otimista" depois de conversas com Rússia

"Tenho uma impressão otimista da ronda de negociações em Istambul", disse Podolyak em declarações após o fim da ronda de negociações.

Notícia

© Getty Images

Beatriz Cavaca
30/03/2022 15:00 ‧ 30/03/2022 por Beatriz Cavaca

Mundo

Ucrânia/Rússia

O negociador ucraniano e conselheiro de Zelensky, Mykhailo Podolyak afirmou esta quarta-feira que se sente "otimista" após conversas com a Rússia nas quais Moscovo admitiu a possibilidade de reduzir as operações militares perto de Kyiv e Chernihiv.

"Tenho uma impressão otimista da ronda de negociações em Istambul", disse Podolyak em declarações citadas pela agência Reuters, após as negociações na Turquia.

O responsável ucraniano disse, ainda, que um sistema proposto de garantias de segurança para a Ucrânia, que seria oferecido em troca da sua neutralidade, seria submetido a um referendo nacional somente depois das tropas russas se retirarem para as posições que ocupavam antes de invadir o país, no dia 24 de fevereiro.

Recorde-se que ao contrário destas declarações otimistas por parte da Ucrânia, o Kremlin informou também recentemente que ainda "não há sinal de avanço" nas negociações.

Leia Também: Kremlin informa que "não há sinal de avanço" nas negociações de paz

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas