Buitoni investigada por "homicídio involuntário" após morte de 2 crianças
As autoridades de saúde estabeleceram recentemente uma ligação entre o consumo de pizzas congeladas da marca e vários casos de contaminação por E. coli. Até agora, foram relatados 75 casos em menores de 18 anos e dois morreram.
© Getty Images
Mundo E.coli
O Ministério da Saúde francês confirmou, esta sexta-feira, ter aberto uma investigação por "homicídio involuntário" depois de ter sido estabelecida a ligação entre vários casos de infeções graves e a contaminação pela bactéria Escherichia coli (E. coli) das pizzas congeladas 'Fraîch'Up' da marca italiana Buitoni.
Nesse sentido, a investigação à empresa incide em "homicídio involuntário", "falsidade" e "perigo para terceiros", revelaram as autoridades à AFP. A investigação, conduzida pelo centro de saúde pública do Ministério Público de Paris, está aberta desde 22 de março.
"A investigação incide sobre os crimes de “falsidade, exposição ou venda de produtos alimentares corruptos ou falsificados prejudiciais à saúde, colocação no mercado de produtos prejudiciais à saúde, colocação de terceiros em perigo, lesões involuntárias e homicídio involuntário”, referem.
Até agora, foram relatados 75 casos em menores de 18 anos - 41 casos graves e outros 34 em avaliação - duas das crianças morreram. Não tendo sido, no entanto, confirmada a ligação entre estes dois casos específicos e o consumo das pizzas em questão.
A E. coli, é uma bactéria que habita naturalmente o intestino, sem que haja qualquer sinal de doença. No entanto, há alguns tipos de E. coli que são nocivos para as pessoas e que entram no organismo devido ao consumo de alimentos contaminados.
Leia Também: Consumo de pizza congelada na origem de vários casos de E.coli em França
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com