AO MINUTO: UE quer proibir carvão russo; Mais países expulsam diplomatas
Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre o conflito entre a Rússia e a Ucrânia.
© Narciso Contreras/Anadolu Agency via Getty Images
Mundo Guerra na Ucrânia
Ao 41.º dia da invasão russa da Ucrânia, o centro das atenções continua virado para os ataques contra civis cometidos por tropas russas na cidade ucraniana de Bucha, nos arredores de Kyiv. O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, vai intervir esta terça-feira na reunião do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) que será dominada pelo alegado massacre. Segundo o líder ucraniano, há pelo menos 300 vítimas mortais.
Por sua vez, o subsecretário-geral da ONU para os Assuntos Humanitários, Martin Griffiths, revelou ontem que manteve em Moscovo contactos “produtivos” com o governo russo para promover uma trégua humanitária na Ucrânia.
Face ao ataque, vários países decidiram expulsar diplomáticos russos. Em França, 35 funcionários foram afastados por terem “ações” que são “contra” os “interesses de segurança nacional” franceses. Já na Alemanha, 40 diplomatas russos da embaixada de Berlim foram declarados “persona non grata”. Na Lituânia, o embaixador russo em Vilnius foi “convidado a sair”.
Esta terça-feira, Espanha decidiu expulsar 25 diplomatas e pessoal da embaixada da Rússia por representarem “uma ameaça à segurança” do país. Já a Dinamarca e a Itália vão expulsar 15 e 30 diplomatas russos, respetivamente. A Rússia prometeu responder às expulsões e, segundo o Ministério dos Negócios Estrangeiros russo, “as consequências serão sentidas durante muito tempo”.
Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a guerra na Ucrânia:
15h45 - Damos por terminado este registo. Mas pode continuar a seguir a nossa cobertura AO MINUTO sobre a guerra na Ucrânia aqui.
15h08 - Cenário de destruição em Mariupol ganha nova vida graças a Viktoria
Quando entre escombros, mortes e medo, há ainda quem tenha vontade de criar vida, pode dizer que 'a esperança é (mesmo) a última a morrer'. É isso que nos mostram mãe e filha, num bloco de prédios semidestruídos em Mariupol, onde, em plena guerra, decidiram plantar flores e dar nova vida ao local onde moram.
14h53 - UE alarga lista de alvos de sanções e expulsa diplomatas em Bruxelas
Dezenas de políticos e empresários russos, bem como quatro bancos, foram acrescentados à lista de sanções na União Europeia (UE) e diplomatas serão expulsos de Bruxelas, na sequência da invasão da Ucrânia pela Rússia, foi hoje anunciado.
14h53 - Pró-russos e ucranianos acusam-se mutuamente por atacar cisterna
As milícias separatistas pró-russas da província ucraniana de Lugansk e o governador regional, Serhiy Haidai, acusaram-se hoje mutuamente de estar por trás da explosão de um navio-tanque com ácido nítrico ou clorídrico em Rubizhne.
14h45 - Massacre em Bucha? "Espetáculo bem encenado", defende Kremlin
O Kremlin manifestou hoje dúvidas de que existam condições para uma investigação imparcial do alegado massacre na cidade ucraniana de Bucha e qualificou como "infundadas" as acusações de atrocidades feitas contra os militares russos.
14h24 - Mais de 11 milhões fugiram da guerra dentro ou para fora do país
Mais de 11 milhões de ucranianos fugiram das suas casas desde o início da invasão russa, entre os que deixaram o país e os que mudaram de região, anunciou hoje a Organização Internacional das Migrações (OIM).
14h23 - Moscow Death Brigade tocam em Leiria contra "a catástrofe absoluta"
A banda russa Moscow Death Brigade atua na quarta-feira em Portugal e leva a Leiria música "contra qualquer guerra e violência em geral", num manifesto sobre "a catástrofe absoluta que está a acontecer na Ucrânia".
14h09 - UE quer proibir importação de carvão russo e transações com quatro bancos
A Comissão Europeia propôs hoje uma proibição de importação pela União Europeia (UE) de carvão russo, que vale à Rússia quatro mil milhões de euros por ano, e a expulsão de quatro bancos russos do mercado financeiro europeu.
Russia is waging a cruel, ruthless war, also against Ukraine’s civilian population.
— Ursula von der Leyen (@vonderleyen) April 5, 2022
We need to sustain utmost pressure at this critical point.
So today we are proposing a 5th package of sanctions. pic.twitter.com/GEuPQf0Wgr
14h08 - Espanha expulsa 25 diplomatas russos por serem "ameaça à segurança"
O governo espanhol decidiu hoje expulsar 25 diplomatas e pessoal da embaixada da Rússia em Espanha, considerando que "representam uma ameaça à segurança" do país e como sinal de rejeição das ações das tropas russas na Ucrânia.
13h06 - Quase 80% dos refugiados querem voltar a casa no fim da guerra
Quase 80% dos ucranianos que deixaram o seu país desde o início da invasão russa querem regressar às suas casas quando a guerra terminar, segundo um inquérito divulgado hoje pela Ukrinform, a agência estatal de notícias da Ucrânia.
13h06 - Tribunal Europeu condena Rússia por deter e multar críticos de Putin
O Tribunal Europeu de Direitos Humanos condenou hoje a Rússia por deter, multar e não proteger a liberdade de expressão de pessoas que, durante recentes campanhas eleitorais, criticaram o regime do Presidente Vladimir Putin.
13h05 - Escolas portuguesas já receberam 1.860 alunos ucranianos
O novo ministro da Educação, João Costa, disse hoje que as escolas portuguesas já receberam 1.860 alunos ucranianos.
12h56 - Lugansk pede a moradores que se protejam de ataque a tanque de ácido
O governador da região de Lugansk, no leste da Ucrânia, pediu hoje aos habitantes que se protejam de um ataque russo a um reservatório de ácido nítrico, ficando em casa, com as janelas fechadas, e preparando máscaras molhadas.
12h44 - UE reitera necessidade de registo dos menores não acompanhados
A Comissão Europeia insistiu hoje, em Estrasburgo, na urgência de localizar e registar os dois milhões de menores não acompanhados que fugiram da invasão da Ucrânia pela Rússia para a União Europeia (UE).
12h43 - Moldova pede ajuda internacional para gerir refugiados ucranianos
A primeira-ministra da Moldova, Natalia Gavrilita, pediu hoje apoio internacional para lidar com o fluxo de pessoas que fogem da vizinha Ucrânia, mas também para desenvolver o país, tendo a Alemanha prometido um crédito de 50 milhões de euros.
12h30 - ONU. Imagens em Bucha mostram que civis foram atingidos deliberadamente
As imagens em Bucha, cidade ucraniana onde foram descobertos dezenas de corpos após a retirada das tropas russas, "mostram que civis foram atingidos deliberadamente", disse hoje uma porta-voz do Alto Comissariado da ONU para os Direitos Humanos.
12h28 - "Nem Lisboa está segura agora?" Diplomata ucraniano reage a Medvedev
Após Dmitry Medvedev, antigo presidente e pessoa próxima de Vladimir Putin, ter afirmado, na rede social Telegram, que o objetivo final da Rússia é "uma Eurásia unida, de Lisboa a Vladivostok", Olexander Scherba, antigo embaixador da Ucrânia na Áustria, fez um comentário no Twitter à afirmação: "Então, nem Lisboa está segura agora?"
Putin’s sidekick Dmitry Medvedev: we want to build “a united Eurasia from Lissabon to Vladivostok”.
— olexander scherba🇺🇦 (@olex_scherba) April 5, 2022
So, even Lissabon isn’t secure now?#StandWithUkraine #StopRussia #StopGenocideOfUkrainians #BuchaMasacre pic.twitter.com/Uz2ceHvaPF
12h19 - União Europeia propõe bloquear importações de carvão russo
A Comissão Europeia (CE) vai avançar com um novo pacote de sanções contra a Rússia, segundo revela o The Wall Street Journal. Em cima da mesa está a proibição de importações de carvão russo e entrada de navios e camiões no bloco europeu, mas as medidas ainda têm de ser aprovadas pelos 27 Estados-membros.
12h10 - Rússia quer "construir uma Eurásia, de Lisboa a Vladivostok"
Um aliado de Putin afirmou, na rede social Telegram, que um dos objetivos da Rússia é criar uma "eurásia de Lisboa a Vladivostok'. A alegação foi feita esta manhã por Dmitry Medvedev, antigo presidente da Rússia e pessoa próxima de Vladimir Putin, na aplicação Telegram.
12h08 - Navio civil afunda em Mariupol após ser atingido por tropas russas
Um navio civil está a afundar no porto da cidade de Mariupol, sitiada há várias semanas por tropas russas, depois de ter sido atingido por um bombardeamento, revelou a agência de notícias Associated Press (AP), que cita o Ministério do Interior da Ucrânia. Há um ferido.
11h55 - Autoridades denunciam mais de 50 ataques na região de Kharkiv em 24 horas
As tropas russas lançaram um total de 54 ataques contra a cidade e região de Kharkiv, no leste da Ucrânia, nas últimas 24 horas, resultando em pelo menos seis mortos e oito feridos, denunciou hoje o Exército ucraniano.
11h39 - Rússia promete retaliar face a expulsões de diplomatas pela Europa
A Rússia prometeu hoje responder à vaga de expulsões dos seus diplomatas de países da União Europeia (UE), depois dessa medida ter sido anunciada, esta manhã, por mais dois países: Itália e Dinamarca.
11h24 - Ataques contra civis em Bucha devem ser considerados genocídio?
Os ataques contra civis ucranianos em Bucha devem ser considerados genocídio? E se sim, porquê? O cientista político e historiador Eugene Finkel, da John Hopkins University, nos Estados Unidos da América (EUA), explicou na rede social Twitter por que razão os crimes cometidos na Ucrânia por tropas russas passaram de “crimes de guerra” a “genocídio”.
Got questions about why I think it is genocide. Until this morning I resisted applying the term. War crimes? Sure. Heinous rhetoric? You bet. What changed is the combination of more and more evidence, from different places, and even more importantly, explicit official rhetoric /1
— Eugene Finkel (@eugene_finkel) April 4, 2022
11h11 - Dinamarca e Itália expulsam um total de 45 diplomatas russos
A Dinamarca e a Itália vão expulsar 15 e 30 diplomatas russos, respetivamente, anunciaram hoje os ministros dos Negócios Estrangeiros, um dia depois de vários outros países europeus terem tomado a mesma medida.
11h09 - Rússia acusa Wikipedia de difundir informações falsas sobre a guerra
O regulador russo de comunicações, Roskomnadzor, exigiu hoje que a enciclopédia virtual Wikipedia ponha termo à "publicação de informação falsa" sobre o que Kremlin denomina "operação militar especial" da Rússia na Ucrânia.
10h15 - Idosa de 89 anos foi morta na sua cama pelas tropas russas em Bucha
Após a divulgação das imagens de destruição em Bucha, na Ucrânia, vão se conhecendo agora histórias mais pormenorizadas sobre o que está a acontecer nas cidades por onde, alegadamente, as tropas russas estão a passar e a espalhar o terror.
10h13 - Von der Leyen e Borrell vão visitar Kyiv e encontrar-se com Zelensky
A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, e o chefe da diplomacia europeia, Josep Borrell, vão visitar a capital da Ucrânia, Kyiv, onde se encontrarão com o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky. A notícia foi avançada pelo porta-voz de Von der Leyen na rede social Twitter, Eric Mamer.
President @vonderleyen and HRVP @JosepBorrellF will travel this week to Kyiv to meet President @ZelenskyyUa prior to the pledging event #StandUpForUkraine on Saturday in Warsaw.
— Eric Mamer (@MamerEric) April 5, 2022
10h09 - Bucha. Conselheiro de Segurança da Rússia fala em "falsa propaganda"
Dmitry Medvedev, um dos aliados mais próximos de Vladimir Putin e vice-presidente do Conselho de Segurança da Rússia, afirmou esta terça-feira que os relatos de crimes cometidos contra civis ucranianos em Bucha são “falsificações” da “propaganda falsa” da Ucrânia do Ocidente para desacreditar a Rússia.
09h36 - "Mulheres encontradas com suástica cravada na pele", denuncia deputada
É mais um relato chocante dos abusos de que estarão a ser alvo as mulheres ucranianas e que, mais uma vez, são partilhados pela deputada Leslie Vasylenko. A governante, que já havia anteriormente denunciado as "táticas medievais" usadas contra idosas ou o facto de as tropas russas estarem a disparar contra civis à 'queima-roupa' em Kyiv, faz agora um relato impressionante no Twitter sobre abusos sexuais sobre menores e violência contra mulheres.
Russian soldiers loot, rape and kill. 10 y.o. girls with vaginal and rectal tears. Women with swastika shaped burns. Russia. Russian Men did this. And Russian mothers raised them. A nation of immoral criminals
— Lesia Vasylenko (@lesiavasylenko) April 3, 2022
09h35 - Bolsas europeias positivas à exceção de Paris com novas sanções à Rússia
As bolsas europeias negoceiam hoje positivas, à exceção de Paris, enquanto o preço do petróleo sobe com os investidores a avaliavam a possibilidade de novas sanções mais duras contra a Rússia devido às alegadas atrocidades na guerra da Ucrânia.
09h30 - Vídeo mostra momento em que soldado ucraniano regressa a casa em Irpin
Num vídeo é possível assistir ao momento em que um soldado ucraniano regressou a casa onde estava a família, depois de combater na cidade de Irpin, na Ucrânia. De imediato foi recebido com surpresa e felicidade pelos membros da família que não o esperavam. A alegria, o alívio e a satisfação sentem-se nos abraços que não se sabia se alguma vez voltariam a ser possíveis.
09h04 - Airbnb suspende operações na Rússia e Bielorrússia
A plataforma de alojamento Airbnb anunciou, na segunda-feira, a suspensão de todas as operações na Rússia e na Bielorrússia, no seguimento da invasão da Ucrânia pela Rússia. "Os hóspedes de todo o mundo não poderão fazer novas reservas para estadias na Rússia ou na Bielorrússia", afirmou a empresa, num comunicado citado pela agência Reuters.
09h02 - Mães ucranianas escrevem contactos na pele dos filhos caso sejam abatidas
O medo das famílias ucranianas transparece através das redes sociais, onde é demonstrado o que o povo tem experienciado ao longo do último mês de guerra. Um dos sinais do grande desespero sofrido pelas famílias ucranianas pode notar-se na decisão de alguns pais que, temendo ser mortos, decidiram escrever contactos de parentes nos corpos dos filhos para que, caso lhes aconteça algo, as crianças possam ser ajudadas.
09h02 - Governo ucraniano anuncia abertura de sete corredores humanitários
O governo da Ucrânia planeou para hoje a abertura de sete corredores humanitários para retirar cidadãos das áreas mais afetadas pelo cerco e bombardeamentos russos, anunciou a vice-primeira-ministra ucraniana, Iryna Vereshchuk, na rede social Telegram.
Сьогодні працюватимуть сім гуманітарних коридорів – Верещук https://t.co/UBQLyrzi8Z
— Верховна Рада України (@verkhovna_rada) April 5, 2022
09h01 - Equipa da Cruz Vermelha libertada após ser detida em Mariupol
Uma equipa do Comité Internacional da Cruz Vermelha (CICV) foi libertada, esta segunda-feira, após ser detida na localidade de Mangush, na Ucrânia, quando tentava entrar em Mariupol para ajudar a retirar civis da cidade portuária, sitiada há várias semanas por tropas russas.
09h00 - Imagens provam destruição do maior avião do mundo na Ucrânia
O maior avião do mundo, o Antonov An-225, foi destruído na sequência do conflito que se vive na Ucrânia. O aparelho, estacionada no Aeroporto de Hostomel, junto à cidade Bucha, nos arredores de Kyiv, ficou irreconhecível na sequência daquilo que terá sido um ataque ao aeródromo.
08h59 - Menina que cantou 'Let it go' em abrigo subiu ao palco para cantar hino
Amelia é, aos 7 anos, um dos rostos da guerra da Ucrânia e uma das muitas crianças que teve de fugir do seu país.
08h57 - Forças ucranianas retomaram "terreno chave" no norte do país
As forças ucranianas retomaram um "terreno chave" no norte do país e forçaram as tropas russas a retirarem-se de áreas em redor de Chernigiv, de acordo com o ministério britânico da Defesa.
Latest Defence Intelligence update on the situation in Ukraine - 5 April 2022
— Ministry of Defence 🇬🇧 (@DefenceHQ) April 5, 2022
Find out more about the UK government's response: https://t.co/C605aP9hlX
🇺🇦 #StandWithUkraine 🇺🇦 pic.twitter.com/t8wlPfCrqd
08h37 - O vídeo que prova que cadáveres estavam em Bucha há 3 semanas
Um vídeo com imagens de satélite mostra cadáveres espalhados nas ruas de Bucha, contrariando a tese russa de que as imagens de civis mortos na cidade conhecidas este fim de semana foram manipuladas pelo governo da Ucrânia.
08h37 - Província de Odessa diz esperar ataque russo para bloquear Mar Negro
O coronel Serhii Bratchuk, porta-voz do comando militar da província de Odessa, disse à agência Lusa que as autoridades esperam o reforço dos ataques na região para tentar fechar o acesso da Ucrânia ao Mar Negro.
08h35 - Leite Mimosa e sumos Fresky em centro visitado por Zelensky em Bucha
Volodymyr Zelensky, presidente da Ucrânia, visitou, esta segunda-feira, um centro humanitário em Bucha - cidade onde foram encontrados corpos em valas comuns e cadáveres nas ruas, num massacre atribuído às tropas russas -, e foi fotografado junto de embalagens de produtos portugueses.
@ZelenskyyUa:
— Defence of Ukraine (@DefenceU) April 4, 2022
We have strong, kind and die-hard people. Once again, I was convinced in this during a conversation at the center for the provision of humanitarian assistance in Bucha. pic.twitter.com/cioHhfhYMA
08h32 - Kyiv diz que tropas russas preparam nova ofensiva no leste
O Estado-Maior da Ucrânia disse hoje que a Rússia está a reagrupar as suas tropas e a preparar uma ofensiva em Donbass, no leste do país.
07h43 - Vai demorar "décadas" a remover minas e explosivos, avisa Guterres
O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, avisou que, após um mês de guerra na Ucrânia, levará "décadas" para remover todas as munições não detonadas, minas terrestres e bombas de fragmentação.
07h38 - EUA integram investigação às forças russas por crimes de guerra
Os Estados Unidos integraram a equipa multinacional de procuradores que está a investigar crimes de guerra na Ucrânia, após o alegado massacre de civis por parte das forças russas em Bucha, revelou hoje o Departamento de Estado norte-americano.
07h35 - Kyiv diz que já foram mortos 18 jornalistas desde o início da invasão
O governo ucraniano disse na segunda-feira que pelo menos 18 jornalistas tinham sido mortos no país desde que começou a invasão pela Federação Russa, em 24 de fevereiro.
07h33 - Rússia prepara "ataque em grande escala" no leste, diz autarca de Lugansk
As forças russas estão a preparar um "ataque em grande escala" contras as tropas ucranianas em Lugansk, no leste da Ucrânia, alertou esta segunda-feira o governador daquela região, Sergei Gaïdaï.
07h32 - Canadá denuncia "crimes de guerra" e promete sanções à Rússia "em breve"
O Canadá denunciou esta segunda-feira "crimes de guerra" cometidos pelas forças russas na Ucrânia, após a descoberta de corpos de civis na cidade de Bucha e anunciou novas sanções a Moscovo "em breve".
07h30 - Estados Unidos aprova venda de oito caças F-16 para a Bulgária
Os Estados Unidos anunciaram segunda-feira que aprovaram a venda de oito caças F-16 à Bulgária para "reforçar a segurança" daquele membro da NATO, tendo como pano de fundo a guerra liderada pela Rússia na Ucrânia.
07h29 - Zelensky discursa no Conselho de Segurança da ONU sobre Bucha
O Presidente da Ucrânia, Volodomyr Zelensky, vai intervir hoje na reunião do Conselho de Segurança da ONU que será dominada pelo alegado massacre de civis por parte das forças russas em Bucha, perto de Kyiv.
07h28 - Rússia pode estar a optar por guerra "longa" no leste e sul, diz EUA
Os Estados Unidos consideram que a Rússia está a "reavaliar os seus objetivos" na Ucrânia e pode estar a planear um conflito "longo" concentrado no leste e em parte do sul, ao invés de tentar invadir o país inteiro.
07h27 - EUA pedem esta semana suspensão da Rússia do Conselho de Direitos Humanos
Os Estados Unidos vão pedir ainda esta semana a "suspensão" da Rússia do Conselho de Direitos Humanos da ONU, depois de dezenas de cadáveres de civis terem sido encontrados na cidade ucraniana de Bucha.
07h26 - Oposição venezuelana acusa Rússia de "crimes contra direitos humanos"
A oposição venezuelana solidarizou-se hoje com o Governo e o povo ucraniano "perante os crimes contra os direitos humanos cometidos" pelas tropas russas na Ucrânia.
La masacre en Bucha muestra el rostro más vil de la invasión ordenada por Vladimir Putin a Ucrania.
— Juan Guaidó (@jguaido) April 4, 2022
Esta maquinaria de muerte y quienes la apoyan, como Nicolás Maduro, deben ser señalados por el mundo libre. Hay que hacer responsables a los que cometen estas atrocidades. https://t.co/iojKYFX7iV
07h25 - Parlamento russo recebe projeto para penalizar sanções estrangeiras
O parlamento russo recebeu um projeto de lei para punir a aplicação de sanções estrangeiras contra a Rússia, que prevê multas até um milhão de rublos (11 mil euros) ou prisão até 10 anos.
07h24 - Kyiv pede à China que desempenhe papel importante nas negociações de paz
O ministro dos Negócios Estrangeiros da Ucrânia, Dmytro Kuleba, pediu ao homólogo chinês, Wang Yi, que Pequim continue a desempenhar um papel importante na obtenção de um cessar-fogo com a Rússia, noticiou hoje a imprensa estatal chinesa.
07h21 - Para recordar:
- Dez civis foram mortos e pelo menos outros 46 ficaram feridos na sequência de bombardeamentos em Mykolaiv, no sul da Ucrânia.
- A procuradora-geral da Ucrânia denunciou que o país já registou "mais de 4.000 crimes de guerra" cometidos pelas forças russas durante o conflito e revelou que as circunstâncias da morte de civis em Bucha ainda não foram verificadas.
- Portugal já aceitou mais de 27.000 pedidos de proteção temporária de refugiados da invasão russa da Ucrânia, segundo a mais recente atualização feita pelo Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF).
- A ex-chanceler alemã Angela Merkel defendeu a sua decisão de 2008 de bloquear a entrada imediata da Ucrânia na Organização do Tratado do Atlântico Norte (NATO) e rejeitou as críticas dirigidas pelo presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky.
07h20 - Bom dia! Damos início a um novo acompanhamento da situação na Ucrânia. Recorde os acontecimentos anteriores aqui.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com