Um navio civil está a afundar no porto da cidade de Mariupol, sitiada há várias semanas por tropas russas, depois de ter sido atingido por um bombardeamento, revelou a agência de notícias Associated Press (AP), que cita o Ministério do Interior da Ucrânia. Há um ferido.
Segundo o ministério, trata-se de um navio de carga com bandeira da República Dominicana. Foi atingido esta terça-feira por um “bombardeamento no mar”, que causou um incêndio na sala de máquinas.
O governo ucraniano não especificou quantas pessoas estavam a bordo do navio, nem a sua nacionalidade.
Todos os tripulantes foram resgatados, incluindo um ferido.
A cidade de Mariupol tem sido palco dos ataques mais agressivos das tropas russas, que já levaram a cabo bombardeamentos a um hospital pediátrico e a um edifício da Cruz Vermelha, que se encontrava devidamente assinalado. A sua conquista é apontada como um dos principais objetivos da ofensiva militar, uma vez que permite ligar as regiões separatistas do Donbass à península da Crimeia, anexada em 2014 por Moscovo. Além disso, possui o maior porto da região do Mar de Azov e importantes fábricas do setor metalúrgico.
Assinala-se esta terça-feira o 41.º dia da invasão russa da Ucrânia. Pelo menos 2.097 civis morreram e 1.430 ficaram feridos, segundo dados confirmados pela Organização das Nações Unidas (ONU). A guerra já levou à fuga de mais de dez milhões de pessoas, 4,1 milhões das quais para países vizinhos.
Leia Também: Equipa da Cruz Vermelha libertada após ser detida em Mariupol