Duas mulheres e três crianças mortas enquanto fugiam de Bucha

As três crianças tinham idades entre os dois e os 14 anos.

Notícia

© Getty Images

Notícias ao Minuto
13/04/2022 09:04 ‧ 13/04/2022 por Notícias ao Minuto

Mundo

Ucrânia

As forças policiais ucranianas encontraram na terça-feira uma viatura bombardeada na aldeia de Havronshchyna, pertencente a Bucha, onde estava os corpos de cinco pessoas - duas mulheres e três crianças.

Segundo a polícia regional de Kyiv, citada pela agência Efe, as crianças tinham idades compreendidas entre os dois e os 14 anos.

O carro terá sido intercetado pelas forças russas quando os ocupantes tentavam fugir da região de Bucha. A polícia conta ainda que houve apenas um sobrevivente, o condutor, que foi internado com ferimentos graves.

A deputada ucraniana, Lesia Vasylenko, do partido da oposição Voz, acrescentou no Twitter que esta era a segunda vez que aquele grupo de pessoas tentava fugir de Havronshchyna.

Noutra publicação, a embaixadora ucraniana na Estónia e antiga ministra dos Negócios Estrangeiros, Mariana Betsa, partilhou uma fotografia dos cinco corpos "executados" pelos russos. Alertamos, no entanto, para a violência das imagens.

Mais abaixo, deixamos uma das fotografias, apenas com um detalhe do pé da criança de dois anos. "Ténis novos, fato de neve azul. Assumo que é o menino de dois anos era muito amado. A mãe tentou colocá-lo em segurança. Todos os sinais de que eram civis", escreveu uma responsável de uma organização civil ucraniana (ACREC).

As autoridades ucranianas têm contado os mortos encontrados nos escombros, ruas e valas em torno de Kyiv, nas localidades tomadas pelos russos, e foram contabilizados pelo menos 400 civis mortos em Bucha.

No total, a guerra já fez mais de 1800 mortos entre a população civil, segundo os dados do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos. No entanto, a agência da ONU alerta que o número de mortos poderá ser muito superior, dadas as dificuldades em contabilizar mortos em cidades cercadas ou bombardeadas pelos russos.

Leia Também: Ucrânia. Autoridades ucranianas contabilizaram 400 civis mortos em Bucha

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas