As forças policiais ucranianas encontraram na terça-feira uma viatura bombardeada na aldeia de Havronshchyna, pertencente a Bucha, onde estava os corpos de cinco pessoas - duas mulheres e três crianças.
Segundo a polícia regional de Kyiv, citada pela agência Efe, as crianças tinham idades compreendidas entre os dois e os 14 anos.
O carro terá sido intercetado pelas forças russas quando os ocupantes tentavam fugir da região de Bucha. A polícia conta ainda que houve apenas um sobrevivente, o condutor, que foi internado com ferimentos graves.
A deputada ucraniana, Lesia Vasylenko, do partido da oposição Voz, acrescentou no Twitter que esta era a segunda vez que aquele grupo de pessoas tentava fugir de Havronshchyna.
A family tried to leave twice from Havronshchyna village. Second time they were shot from a russian BMP fighting vehicle. A 2 yo child was in the car #CivilianCasualties #Kyiv pic.twitter.com/fslsPLUKFs
— Lesia Vasylenko (@lesiavasylenko) April 12, 2022
Noutra publicação, a embaixadora ucraniana na Estónia e antiga ministra dos Negócios Estrangeiros, Mariana Betsa, partilhou uma fotografia dos cinco corpos "executados" pelos russos. Alertamos, no entanto, para a violência das imagens.
Mais abaixo, deixamos uma das fotografias, apenas com um detalhe do pé da criança de dois anos. "Ténis novos, fato de neve azul. Assumo que é o menino de dois anos era muito amado. A mãe tentou colocá-lo em segurança. Todos os sinais de que eram civis", escreveu uma responsável de uma organização civil ucraniana (ACREC).
This picture haunts me entire day. New sneakers, blue snowsuit, I assume this 2yo kid was very loved. His mother tried to bring him to safety.All signs they were civilians were there. russians shot their car with a heavy machine gun. Entire family killed. This is too much to bear pic.twitter.com/Kk7MABNoqJ
— Olena Halushka (@OlenaHalushka) April 12, 2022
As autoridades ucranianas têm contado os mortos encontrados nos escombros, ruas e valas em torno de Kyiv, nas localidades tomadas pelos russos, e foram contabilizados pelo menos 400 civis mortos em Bucha.
No total, a guerra já fez mais de 1800 mortos entre a população civil, segundo os dados do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos. No entanto, a agência da ONU alerta que o número de mortos poderá ser muito superior, dadas as dificuldades em contabilizar mortos em cidades cercadas ou bombardeadas pelos russos.
Leia Também: Ucrânia. Autoridades ucranianas contabilizaram 400 civis mortos em Bucha