EUA. Sobrevivente de tiroteio no metro sentou-se ao lado de atirador
Hourari Benkada descreveu como tudo se passou.
© Getty Images
Mundo EUA
Hourari Benkada entrou na última carruagem do metro em Brooklyn, na manhã de terça-feira, e sentou-se ao lado de um homem vestido com um colete verde e laranja e com uma mochila que, minutos depois, desencadearia um derramamento de sangue e terror.
O jovem, de 27 anos, detalhou o trajeto arrepiante, numa entrevista à CNN, a partir da cama de hospital onde está a recuperar de um ferimento de bala na parte de trás do joelho feito quando tentava fugir do atirador.
"Isto fez-me nunca mais querer andar de metro na vida", confessou por videochamada, acrescentando: "Estava no metro na 59.ª rua a trocar para a linha N. Estava no primeiro metro, nos últimos lugares. E não estava a tomar atenção por isso entrei e sentei-me. O tipo estava sentado ao meu lado, mas não lhe vi a cara".
Benkada, gerente de limpeza do New Yorker Hotel, viu o homem detonar uma "granada de fumo" antes de disparar alguns segundos depois de o metro deixar a estação.
Ainda visivelmente abalado, o jovem reconheceu não saber sequer "como é que estava a segurar o telemóvel", à medida que contava o que aconteceu depois. "Tudo o que se viu foi fumo preto depois de a granada de fumo ter explodido. Pessoas a correr. Cerca de 10 tiros foram disparados. Acho que a arma encravou. Nunca ouvi tantos tiros saírem de uma arma. Parecia a coisa mais alta que já ouvi", recordou.
Benkada disse ainda que sua principal prioridade era ajudar uma mulher grávida ferida a sair do metro antes de haver uma debandada. Foi nesse momento que foi baleado. "A pior dor de toda a minha vida. Fiquei tão chocado que a dor só me atingiu mais tarde", explicou.
A bala atingiu-o na parte de trás do joelho e saiu do outro lado. Os médicos disseram-lhe que a bala roçou-lhe na rótula, mas que esperam que ande sozinho depois de algumas semanas de muletas.
Recorde-se que o tiroteio ocorreu durante a hora de ponta na linha de metro N com destino a Manhattan que parou na estação 36th Street em Sunset Park. Um homem com uma máscara de gás e vestido com um colete de construção civil disparou uma granada de fumo e começou a disparar.
Seguiu-se uma cena de horror enquanto passageiros assustados corriam para fora do metro e outros saíam a coxear depois de terem sido atingidos.
Leia Também: Quem é Frank R. James, o suspeito do tiroteio no metro de Nova Iorque?
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com