Detido suspeito do ataque no metro em Nova Iorque
Homem foi detido em East Village e tem antecedentes criminais. É acusado do crime de terrorismo.
© NYPD
Mundo EUA
Frank James, suspeito do ataque levado a cabo numa estação de metro em Brooklyn, Nova Iorque, nos Estados Unidos, esta terça-feira, foi detido em East Village, Manhattan. Está acusado do crime de terrorismo.
O 'mayor' de Nova Iorque, Eric Adams, abriu a conferência de imprensa das autoridades sobre o caso, confirmando a detenção e elogiando o trabalho de todos os envolvidos.
"Apanhámo-lo. Apanhámo-lo", destacou, agradecendo também a todas as pessoas que entraram em contacto com a polícia para dar informações durante as cerca de 30 horas em que o suspeito esteve em fuga.
Keechant Sewell, da Polícia de Nova Iorque, disse que o suspeito foi detido na rua, "sem incidentes", esta quarta-feira, pouco antes das 14 horas (hora local).
Segundo Breon Peace, procurador de Nova Iorque, o homem será acusado num tribunal federal e enfrenta várias acusações que poderão resultar numa sentença de prisão perpétua caso seja condenado, nomeadamente uma acusação por "ataque terrorista".
O suspeito disparou "33 vezes" com uma Glock de nove milímetros, recuperada no local do crime.
Frank James tem antecedentes criminais, nomeadamente por crimes sexuais e por posse ilegal de armas, contabilizando nove detenções anteriores em Nova Iorque.
O homem, de 62 anos, que inicialmente foi descrito como uma "pessoa de interesse no caso", foi esta tarde declarado suspeito, depois de as autoridades confirmarem que comprou a arma encontrada no local do crime.
O atacante era procurado desde ontem, depois de lançar fumo numa carruagem do metro, em hora de ponta, e começar a disparar indiscriminadamente contra as pessoas que se encontravam no comboio e na plataforma. Pelo menos 29 pessoas ficaram feridas, incluindo 10 que foram baleadas.
Antes da detenção as autoridades indicaram que estavam a examinar diversos vídeos em redes sociais onde James considera os Estados Unidos um país racista e assolado pela violência e onde também dirige fortes críticas a Eric Adams.
[Notícia atualizada às 20h07]
— Marc (@marc_k011) April 13, 2022
Leia Também: Nova Iorque. Autor de tiroteio fez vídeos a falar em armas e saúde mental
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com