Meteorologia

  • 05 NOVEMBER 2024
Tempo
22º
MIN 17º MÁX 22º

A Rádio Comercial Ucrânia celebra um mês com 20 mil ouvintes

A emissão desta rádio bilingue pode ser ouvida no site e nas apps da Rádio Comercial.  

A Rádio Comercial Ucrânia celebra um mês com 20 mil ouvintes

A Rádio Comercial Ucrânia celebra o seu primeiro mês e só neste curto espaço de tempo já alcançou uma audiência de 20 mil ouvintes, em mais de 25 países por todo o mundo.

Em comunicado enviado ao Notícias ao Minuto, a rádio informa que os seus ouvintes são na sua maioria de Portugal, seguido da Ucrânia, França, Estados Unidos e Alemanha. Além destes, juntam-se ouvintes de lugares ainda mais longínquos como Macau, Arábia Saudita e Brasil.

Relembra-se que a rádio bilingue, que estreou no dia 16 de março (em ucraniano e português), foi criada em uma semana com o objetivo de ter informações úteis para a comunidade ucraniana em Portugal e para quem chega.

Ao longo deste mês que passou, os ouvintes da Rádio Comercial Ucrânia ouviram músicas escolhidas em especial para a sua comunidade, além disso passaram em antena exclusivos de artistas ucranianos que se juntaram à emissão. Foram ainda passadas mensagens com testemunhos que têm sido transmitidas ao longo da emissão.

O programa da manhã é o que reúne mais audiência e é apresentado por Viktoriya Starchenko e Marcos Fernandes, contando com entrevistas todos os dias, com personalidades ou instituições que têm estado a ajudar a comunidade ucraniana nas mais diversas matérias.

Notícias ao Minuto Viktoriya Starchenko e Marcos Fernandes© Rádio Comercial  

De segunda a sexta-feira, o jornalista português Ireneu Teixeira, que é um profundo conhecedor da Ucrânia, ajuda a explicar a situação vivida no terreno.

A emissão pode ser ouvida no site e nas apps da Rádio Comercial.  

Em jeito de retrospectiva deste mês de Rádio Comercial Ucrânia, o diretor da Rádio Comercial, Pedro Ribeiro, afirma que "uma das coisas mais impactantes neste projeto é o volume de feedback que estamos a receber". Quer da Comunidade Ucraniana residente há mais tempo em Portugal, quer dos que estão a chegar".

Acrescenta ainda que é interessante verificar que há ouvintes regulares na própria Ucrânia, bem como em zonas de fronteira na Polónia e na Roménia. Assim a rádio compreende que "a estação e o seu papel de ajuda, companhia e proximidade, está a ser concretizado a cada dia”.

Leia Também: Rádio Comercial vai ser bilingue para ajudar na integração de ucranianos

Recomendados para si

;
Campo obrigatório