Frases que marcaram a campanha dos candidatos de Macron e Le Pen
O Presidente cessante, Emmanuel Macron, e a candidata de extrema-direita, Marine Le Pen, disputam a segunda volta das eleições presidenciais francesas no próximo domingo, uma reedição da corrida eleitoral de 2017.
© Ludovic Marin/Pool via REUTERS
Mundo Eleições França
Na primeira volta das presidenciais francesas, realizada a 10 de abril, Macron obteve 27,85% dos votos, contra os 23,15% da candidata da União Nacional.
Eis algumas das frases que marcaram a campanha eleitoral dos dois rivais políticos:
"O que eu vi este fim de semana [novos protestos independentistas na Córsega] é inaceitável, inclusivamente com a participação de responsáveis políticos. (...) Sou a favor de uma evolução que vá ao encontro das necessidades da população. Por isso, sempre disse que não há tabus, mas a autonomia não é independência."
Emmanuel Macron
Rádio pública francesa France Inter, 04-04-2022
"A vossa confiança honra-me e compromete-me (...) Não vamos errar."
Emmanuel Macron, após vencer a primeira volta das eleições presidenciais
10-04-2022
"A minha ambição é unir os franceses num projeto que junte as gerações num destino invencível. Apelo a todos os franceses, de todas as sensibilidades, de direita ou esquerda, de todas as origens que se unam a nós para construirmos com convicção e entusiasmo uma grande vitória."
Marine Le Pen, após a confirmação que ia disputar a segunda volta das presidenciais em França
10-04-2022
"O que os meus compatriotas esperam de mim é que faça tudo o que puder para proteger os franceses de um alastramento da guerra, que sancionemos a Rússia, que estejamos com os ucranianos e façamos tudo para evitar uma escalada do conflito."
Emmanuel Macron
11-04-2022
"Até ao início da guerra na Ucrânia, pensava efetivamente que era do interesse da França aproximar a Rússia da Europa e, sobretudo, impedir a Rússia de constituir uma aliança próxima com a China."
Marine Le Pen
13-04-2022
"Apesar de todos os esforços [para a esconder], voltou a ser visível a verdadeira cara da extrema-direita, que não respeita as liberdades, o quadro constitucional, a independência da imprensa e liberdades fundamentais (...) como a abolição da pena de morte."
Emmanuel Macron, numa alusão à posição defendida por Marine Le Pen, que admitiu a possibilidade de organizar um referendo de iniciativa popular sobre a pena de morte, abolida em França em 1981
Canal France 2, 13-04-2022
"[É] chocante e excessivo [o valor] astronómico [do salário do presidente executivo do grupo automóvel Stellantis, o português Carlos Tavares]. (...) Temos de conseguir colocar um teto, se o fizermos a nível europeu, pode funcionar."
Emmanuel Macron
Rádio France Info, 15-04-2022
"Este 24 de abril [a segunda volta] é um referendo a favor ou contra a União Europeia, a favor ou contra a ecologia, a favor ou contra a juventude, a favor da nossa República e desta nova época."
Emmanuel Macron, num comício em Marselha
16-04-2022
"Os golpes baixos da União Europeia, alguns dias antes da segunda volta, estou habituada e creio que os franceses não se deixam enganar."
Marine Le Pen, comentando o relatório do gabinete antifraude da União Europeia entregue às autoridades franceses, que a acusa de enquanto eurodeputada se ter apoderado indevidamente de cerca de 140 mil euros
18-04-2022
"Você está na mão da Rússia."
Emmanuel Macron, referindo-se a um empréstimo que Marine Le Pen contraiu junto do banco russo Aviazapchast, em 2014, para financiar campanhas eleitorais
TF1/France 2, 20-04-2022
"Há milhões de franceses que nos últimos anos foram pedir empréstimos a bancos e não lhe devem nada, só querem pagar os seus empréstimos, como eu."
Marine Le Pen
Idem, ibidem
"Apoio uma Ucrânia livre que não seja submissa aos Estados Unidos, à União Europeia ou à Rússia, essa é a minha posição."
Marine Le Pen
Idem, ibidem
"O seu [Marine Le Pen] projeto é um projeto que não mostra o que é, mas que consiste em sair da Europa."
Emmanuel Macron
20-04-2022
"A soberania europeia não existe, porque não há cidadania europeia. Você [Emmanuel Mácron] quer substituir a soberania francesa pela soberania europeia e é por isso que coloca a bandeira europeia [da União Europeia] sob o Arco do Triunfo."
Marine Le Pen
Idem, ibidem
"Reforma aos 65 anos? Os franceses reformarem-se numa idade em que já não são capazes de aproveitar a reforma? A reforma aos 65 anos é uma injustiça absolutamente insuportável."
Marine Le Pen
Idem, ibidem
"Para Mozart das finanças, você [Marine Le Pen] tem um balanço muito medíocre."
Emmanuel Macron
Idem
"O nosso país está nas ruas da amargura e estou a medir as palavras. Estamos a assistir a comportamentos bárbaros (...). Os franceses devem poder decidir quem vem, quem fica, quem sai do país."
Marine Le Pen
20-04-2022
"É um programa de guerra civil, de discórdia, se for aplicado na íntegra."
Emmanuel Macron, referindo-se às propostas políticas de Marine Le Pen durante uma ação de campanha numa cidade dos subúrbios de Paris
21-04-2022
"Povo de França: chegou o momento de se erguer e unir contra a oligarquia que tem como únicas religiões o globalismo, a guerra incessante de todos contra todos, os sacrifícios sociais e o reino exclusivo da mão invisível dos mercados sem rosto, sem alma e sem fronteiras."
Marine Le Pen
21-04-2022, numa ação de campanha em Arras (norte de França)
Leia Também: Marine Le Pen, a "filha do diabo" às portas do Eliseu
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com