Meteorologia

  • 05 NOVEMBER 2024
Tempo
19º
MIN 17º MÁX 22º

Scholz foi o 1.º dirigente estrangeiro a falar com Macron após vitória

O chanceler alemão Olaf Scholz foi o primeiro dirigente estrangeiro a falar com Emmanuel Macron após a vitória deste na segunda volta das presidenciais francesas, revelaram fontes da Presidência.

Scholz foi o 1.º dirigente estrangeiro a falar com Macron após vitória
Notícias ao Minuto

22:29 - 24/04/22 por Lusa

Mundo presidenciais em França

As mesmas fontes do Eliseu, citadas pela EFE, adiantam que Scholz telefonou a Macron para felicitá-lo pela vitória sobre Marine Le Pen, candidata da extrema-direita, e enfatizou que o contacto logo após a reeleição é um reflexo da amizade franco-alemã.

O primeiro telefonema de Macron com um presidente estrangeiro após as eleições presidenciais de 2017 também foi com o Governo alemão, na altura chefiado pela chanceler Angela Merkel.

Antes da chamada, Scholz recorreu ao Twitter para felicitar Macron em francês pela sua reeleição, mas continuou em alemão, considerando que eleitores franceses enviaram "um sinal forte à Europa".

"Anseio pela nossa boa e contínua cooperação", sublinhou.

O centrista Emmanuel Macron foi hoje reeleito Presidente de França, obtendo entre 57,6% e 58,20% dos votos na segunda volta das eleições, contra 41,80% e 43% de Marine le Pen, a candidata de extrema-direita, segundo as primeiras projeções.

Em 2017, a primeira vez que os dois se enfrentaram nas eleições presidenciais, o centrista Emmanuel Macron venceu com 66,10% dos votos, contra 33,90% de Marine le Pen, ou seja com uma vantagem significativamente mais clara do que nas eleições de hoje.

Leia Também: Costa felicita Macron e encara "com entusiasmo" cooperação com França

Recomendados para si

;
Campo obrigatório