Reino Unido vai doar veículos para apoiar resgate de civis
Apoio surge depois de o primeiro-ministro, Boris Johnson, ter anunciado um apoio de centenas de milhões de euros para o exército ucraniano.
© Getty Images
Mundo Ucrânia
O Reino Unido vai doar mais apoio militar à Ucrânia, desta vez para ajudar no resgate de civis ucranianos, retidos em cidades sitiadas e bombardeadas pelos russos no leste do país.
O anúncio da secretária dos Negócios Estrangeiros britânica, Liz Truss, surge pouco depois de o primeiro-ministro ter anunciado no parlamento um novo apoio militar à Ucrânia no valor de cerca de 357 milhões de euros para ajudar as forças da resistência.
No anúncio, citado pela agência Reuters, Truss afirmou que "a última doação de veículos armados vai ajudar a proteger ucranianos inocentes que tentam fugir dos bombardeamentos russos, e vai apoiar os oficiais ucranianos a fazer este trabalho vital".
Truss esclareceu também que estes veículos estão preparados para resistir tiroteios, minas e explosivos improvisados.
Os 13 veículos também servirão para apoiar trabalhadores ucranianos na missão de reconstruir caminhos-de-ferro danificados pelos russos.
Boris Johnson anunciou o apoio financeiro à Ucrânia durante um discurso ao parlamento ucraniano esta terça-feira, no qual elogiou a resistência dos soldados do país e declarou que "a chamada força invencível da máquina de guerra de Putin quebrou-se sobre o objeto imutável do patriotismo ucraniano e do amor ao país".
Segundo os dados do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos, a guerra na Ucrânia já fez mais de 3.100 mortos entre a população civil. No entanto, a ONU alerta que o número real de mortos poderá ser muito superior depois de contabilizadas as baixas em cidades sitiadas e controladas pelos russos.
Leia Também: Ucrânia "quebrou" a "força irresistível da máquina de guerra de Putin"
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com