O embaixador russo na Polónia, Sergey Andreyev, foi atacado na manhã, desta segunda-feira, quando se deslocava ao cemitério militar soviético, em Varsóvia, para fazer uma homenagem relacionada com o feriado russo que hoje se comemora - o 'Dia da Vitória'.
As imagens do ataque com tinta ao diplomata russo foram inicialmente partilhadas pela agência internacional russa RIA, que partilhou inclusivamente um vídeo do sucedido.
Nas imagens é possível ver-se Andreyev a ser atingido e a ficar sem reação nesse momento. Prossegue com a homenagem, carregando um ramo de flores, porém em volta dele vários manifestantes gritam "fascistas".
No vídeo, inicialmente partilhado pela agência russa, o áudio tinha sido removido, porém mais tarde o canal polaco Polsat News partilhou-o com som. Veja aqui:
Ambasador Rosji Siergiej Andriejew został oblany czerwoną farbą przed Cmentarzem Żołnierzy Radzieckich w Warszawie. Incydent zarejestrowała kamera Polsat News pic.twitter.com/NkIm83Y119
— PolsatNews.pl (@PolsatNewsPL) May 9, 2022
Recorde-se que este dia é particularmente importante para a Rússia porque marca o 77.º aniversário da vitória da Rússia em 1945 sobre a Alemanha nazi, sendo o feriado mais importante da Rússia e motivo de orgulho nacional para o país.
Entretanto, a porta-voz do ministério dos Negócios Estrangeiros russo, Maria Zakharova, comentou o incidente no seu canal Telegram. Citada pela agência RIA, referiu que "os fãs do neonazismo mais uma vez desnudaram os seus rostos - e é sangrento".
Acrescentou ainda que “a demolição de monumentos aos heróis da Segunda Guerra Mundial, a profanação de sepulturas e agora a interrupção da cerimónia de colocação de flores num dia sagrado para todas as pessoas decentes provam o já óbvio - o Ocidente estabeleceu um curso para a reencarnação do fascismo”, escreve.
Leia Também: OMS doa 20 ambulâncias todo-o-terreno à Ucrânia