Oito soldados mortos e 13 feridos em ataque terrorista no Togo
Oito soldados foram mortos e outros 13 ficaram feridos hoje de madrugada na sequência do que o Governo togolês descreveu como um "violento ataque terrorista" realizado por "um grupo de indivíduos fortemente armados, ainda não identificados".
© Getty Imagens
Mundo Togo
Num comunicado, o executivo lamentou os mortos e feridos, dizendo que se tratavam de militares do "posto avançado do dispositivo de Kondjoaré situado na localidade de Kpinkankandi, na prefeitura de Kpendal", ??????no norte do Togo.
"O Governo condena este ataque cobarde e bárbaro e apela à população das localidades afetadas para que esteja mais alerta e não entre em pânico", lê-se na nota oficial, citada pela agência Efe.
O ataque ocorreu perto da fronteira com o Burkina Faso, país que, desde abril de 2015, sofre frequentemente a violência de fundamentalistas islâmicos ligados tanto à Al-Qaeda como ao Estado Islâmico.
Até ao momento, o Togo foi poupado às ações terroristas, que só no Burkina Faso já causaram o deslocamento de mais de 1,85 milhões de pessoas.
No entanto, há muito que os especialistas alertam para a possibilidade destes grupos islâmicos expandirem as suas operações para os países costeiros da África Ocidental, como o Togo.
No norte do vizinho Benim, que também faz fronteira com o Burkina Faso e possui uma costa atlântica, morreram dois soldados e vários ficaram feridos em dois de ataques levados a cabo por homens armados não identificados entre 30 de novembro e 01 de dezembro de 2021.
Até então, o Benim também conseguira escapar ao flagelo do terrorismo islâmico que assola vários países da região, como o Níger e a Nigéria, além do Burkina Faso.
Leia Também: Togo aceita papel de mediador na crise política do Mali
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com