Dois jornalistas romenos detidos na região separatista da Transnístria
O Ministério das Relações Externas da Roménia afirmou hoje que dois jornalistas romenos foram detidos na terça-feira na região separatista da Transnístria, apoiada pela Rússia, na vizinha Moldova.
© Reuters
Mundo Transnístria
Os dois jornalistas foram detidos pelas forças de segurança em Tiraspol, capital da autoproclamada república da Transnístria, e libertados horas depois, após esforços diplomáticos da Roménia e da Moldova, disse hoje o ministério, num comunicado.
"(A) missão diplomática romena em Chisinau não foi informada com antecedência sobre a intenção dos dois jornalistas", disse, acrescentando que as "chamadas autoridades da Transnístria" recentemente proibiram jornalistas estrangeiros de entrar na região.
Este incidente acontece após uma série de ataques misteriosos na região apoiada pela Rússia, nas últimas semanas, que alarmaram as autoridades na capital da Moldova, Chisinau.
No final de abril, granadas foram lançadas para o escritório de segurança estadual da região e, um dia depois, duas grandes antenas de transmissão foram derrubadas.
Na semana passada, a polícia da Transnístria disse que dispositivos explosivos foram lançados de um drone perto de uma vila. Ninguém ficou ferido nos incidentes.
A Transnístria, uma estreita faixa de terra que faz fronteira com a Ucrânia e com uma população de cerca de 470.000 habitantes, anunciou a sua separação da Moldova após uma curta guerra civil no início dos anos 1990.
Estima-se que 1.500 soldados russos estejam estacionados neste território.
Leia Também: Kyiv denuncia preparativos russos para combate "iminente" na Transnístria
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com