Número de refugiados ucranianos excede os seis milhões
Maioria dos ucranianos fugiu em direção à Polónia, que acolheu mais de três milhões.
© Getty Images
Mundo Ucrânia
O número de pessoas que fugiu da Ucrânia devido à invasão russa excedeu, esta quinta-feira, os seis milhões, segundo apontam os dados do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR).
O número de refugiados, por consequência da guerra na Ucrânia, é cerca de quatro vezes superior ao número de refugiados que atravessou o mar Mediterrâneo desde 2015 (fora as milhares de pessoas que morreram na travessia do mar).
A maioria dos ucranianos fugiu para a Polónia, através da qual entraram mais de três milhões de pessoas.
Quase 900 mil pessoas fugiram pela Roménia, mais de 500 mil pela Hungria e mais de 480 mil pela Eslovénia.
Também fugiram refugiados pela Rússia cerca de 500 mil pessoas, mas as autoridades ucranianas têm acusado o Kremlin de retirar ucranianos à força das cidades sitiadas durante a invasão.
Não distinguindo deslocados que saíram do país e outros que saíram apenas das suas cidades, mas que se mantiveram na Ucrânia, a guerra provocou mais de oito milhões de deslocados.
Além do número de refugiados, o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos aponta para mais de 3400 mortes entre a população civil, mas adverte que o número real de mortos poderá ser muito superior, dadas as dificuldades em contabilizar as baixas em cidades cercadas pelas tropas russas, nomeadamente em Mariupol.
Leia Também: ONU. Guterres promete maior apoio à Moldova no acolhimento de refugiados
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com