Principais membros do Senado dos EUA prometem apoio à Finlândia na NATO
Vários membros-chave dos democratas e dos republicanos no Senado norte-americano prometeram hoje apoiar o processo de adesão da Finlândia à Organização do Tratado do Atlântico Norte (NATO).
© Reuters
Mundo Adesão
Nos Estados Unidos, cabe ao Senado votar a entrada de países na NATO e será necessária uma maioria de dois terços dos votos dos seus membros para que Washington dê luz verde à entrada da Finlândia na Aliança Atlântica, que expressou hoje abertamente o seu desejo de aderir e deve formalizar a sua candidatura no domingo.
Além da Finlândia, também a Suécia é outro potencial candidato à adesão.
"Se a Suécia e a Finlândia decidirem candidatar-se à adesão à NATO, este comité já está a trabalhar para garantir uma votação rápida", disse o presidente democrata do Comité de Relações Exteriores, Bob Menendez.
Também o número dois republicano na comissão, Jim Risch, prometeu o seu "apoio à Finlândia neste processo".
A candidatura finlandesa é "um grande passo em frente para o futuro da segurança transatlântica", em plena guerra liderada pela Rússia na Ucrânia, escreveu Risch na rede social Twitter.
A Finlândia e a Suécia podem solicitar a adesão à NATO dentro de poucos dias, uma importante rutura das duas nações com a sua tradicional posição de neutralidade durante conflitos e de não envolvimento em alianças militares.
A Rússia opõe-se à integração dois países e justificou a sua intervenção militar na Ucrânia com a expansão da aliança militar ocidental em direção a leste.
Leia Também: França apoia "plenamente" escolha da Finlândia sobre adesão à NATO
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com