Luso-canadiana Ana Bailão não se recandidata as eleições de Toronto
A vice-presidente do município de Toronto, Ana Bailão, não se vai recandidatar nas próximas eleições municipais, anunciou a luso-canadiana nas redes sociais.
Mundo Toronto
Numa publicação no twitter, acompanhada por um vídeo e por uma carta aberta aos residentes do seu distrito eleitoral, a vereadora da Davenport, começa por afirmar que "foi uma honra de uma vida" servir os residentes após três mandatos em 12 anos, na qualidade de vereadora e vice-presidente.
"Ser eleita vereadora e servir a comunidade como vice-presidente, defendendo a habitação acessível de Toronto, está muito além do que pensava ser possível almejar como uma jovem de 15 anos, quando imigrei para o Canadá", escreveu Bailão.
A luso-canadiana cumpre o seu terceiro mandato (12 anos), sendo responsável desde 2010 pela Comissão para a Habitação Social mais Acessível do município.
A autarca pretende que a sua experiência possa "inspirar outros jovens a estabelecerem e atingirem metas ambiciosas, independentemente de onde venham e da sua origem étnica".
O presidente da Câmara Municipal de Toronto num comunicado lamentou a decisão de Ana Bailão reconhecendo que vai "sentir saudades dela", tendo a certeza que a luso-canadiana "fará grandes coisas no que decidir na próxima etapa da sua vida":
"Espero que um dia ver Ana Bailão na política. Precisamos de pessoas como ela na vida pública. Não importa o que aconteça, sei que ela estará sempre uma forte defensora de habitações acessíveis para todos", escreveu o 'Mayor'.
Formada pela Universidade de Toronto em Sociologia e Estudos Europeus, a autarca concorreu pela primeira vez às eleições municipais e foi derrotada nesse ano, ingressando no setor privado, na área financeira e de informação tecnológica de saúde, nos departamentos de marketing e comunicação.
Ana Bailão nasceu em Vila Franca de Xira (Lisboa) e veio para o Canadá com 15 anos.
A autarca diz que para já ainda não decidiu o seu futuro, mas que até às eleições municipais, vai continuar focada para "continuar a contribuir para a cidade e comunidade neste novo capitulo".
As eleições municipais de Toronto, bem como nos outros municípios na província do Ontário, têm lugar no dia 24 de outubro.
No entanto, os interessados têm até ao dia 19 de agosto, para efetuarem o registo oficial da candidatura.
Leia Também: Miguel Gameiro e Olavo Bilac na Semana de Portugal de Toronto
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com