Espanha já será o país com mais casos de Monkeypox do mundo
21 dos 30 casos confirmados localizam-se em Madrid e os restantes "desconhece-se a localização", indica o mesmo jornal. Até ao momento, todos os casos positivos no país são homens.
© Getty Images
Mundo Monkeypox
Espanha já será o país com maior número de casos de Monkeypox ('varíola dos macacos') do mundo. A informação é avançada tanto pelo jornal La Vanguardia quanto pelo El País que dão conta que o número de casos confirmados já chegou aos 30 (com 23 a serem confirmados esta sexta-feira) e há ainda mais 19 suspeitos.
Vinte e um dos casos confirmados localizam-se em Madrid e os restantes "desconhece-se a localização", indica a imprensa espanhola. Até ao momento, todos os casos positivos são homens.
Os 19 casos suspeitos localizam-se também na capital espanhola.
Recorde-se que Portugal tem, até agora, confirmado 14 casos do vírus. O mais recente país europeu a confirmar os primeiros casos foi a Alemanha esta manhã, com um caso positivo.
A doença manifesta-se em lesões que podem parecer idênticas à varicela. Os sintomas são lesões ulcerativas, erupção cutânea, gânglios palpáveis, eventualmente acompanhados de febre, arrepios, dores de cabeça, dores musculares e cansaço.
A Direção-Geral de Saúde aconselha a quem possuir estes sintomas que aconselhamento clínico.
Monkeypox é do género Ortopoxvírus (o mais conhecido deste género é o da varíola) e a doença é transmissível através de contacto com animais, contacto próximo com pessoas infetadas ou com materiais contaminados.
A infeção por vírus Monkeypox foi detetada pela primeira vez num ser humano em 1970 em países sobretudo da África Central e da África Ocidental.
Leia Também: Alemanha confirma primeiro caso de Monkeypox
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com