O ministro dos Negócios Estrangeiros ucraniano, Dmytro Kuleba, acusou a Rússia de tentar “chantagear o mundo” ao dizer que está pronta para desbloquear os portos do Mar Negro em troca do levantamento das sanções ocidentais.
O governante recorreu ao Twitter, esta quarta-feira, para manifestar que, no seu entender, "a Rússia agora chantageia o mundo exigindo o levantamento das sanções em troca do desbloqueio das exportações de alimentos da Ucrânia".
Acrescentou ainda que "qualquer político ou funcionário estrangeiro que pense em aceitar este jogo deve primeiro visitar os túmulos de crianças ucranianas mortas e conversar com os seus pais".
Russia now blackmails the world by demanding to lift sanctions in exchange for them unblocking Ukraine’s food exports. Any foreign politician or official who may think of accepting this game should first visit the graves of killed Ukrainian children and talk to their parents.
— Dmytro Kuleba (@DmytroKuleba) May 25, 2022
Recorde-se que a Rússia declarou hoje disposição para negociar um corredor de navegação no Mar Negro para navios com cereais bloqueados nos portos da Ucrânia, isto no mesmo dia em que anunciou que o porto de Mariupol voltou a estar operacional.
"Declaramos mais do que uma vez que a solução do problema alimentar exige concentração global e está relacionada com o levantamento das sanções contra as exportações e as transações financeiras [russas]", disse o vice-ministro dos Negócios Estrangeiros da Rússia Andrei Rudenko, citado pela agência Interfax, esta quarta-feira. "A Rússia está disposta a dar um passo humanitário", acrescentou.
Leia Também: Ucrânia. Rússia quer negociar corredores de navegação no Mar Negro