Meteorologia

  • 16 NOVEMBER 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Mesas de voto das eleições presidenciais na Colômbia já abriram

As urnas para as eleições presidenciais da Colômbia abriram, este domingo, às 08:00 horas locais (14:00 em Lisboa) para que mais de 39 milhões de eleitores possam eleger o líder do país para os próximos quatro anos.

Mesas de voto das eleições presidenciais na Colômbia já abriram
Notícias ao Minuto

15:45 - 29/05/22 por Lusa

Mundo Colômbia

De acordo com a agência espanhola Efe, estão montadas 102.152 mesas de voto, instaladas em 12.263 locais em todo o país sul-americano, e a votação estará aberta até às 16:00 horas locais, 22:00 em Lisboa.

Os eleitores poderão escolher entre seis candidatos presidenciais, entre os quais figura o favorito nas sondagens Gustavo Petro, do Pacto Histórico (esquerda), seguido por Federico 'Fico' Gutiérrez, da Equipa pela Colômbia Fico (direita), e pelo populista independente Rodolfo Hernández, da Liga de Governantes Anticorrupção.

Completam o sufrágio Sergio Fajardo, da coligação Centro Esperança, o pastor evangélico e senador Milton Rodríguez, da Colômbia Justa Livres, e o advogado conservador Enrique Gómez Martínez, da Salvação Nacional.

Segundo as entidades colombianas, citadas pela Efe, antes das 20:00 locais (02:00 de segunda-feira em Lisboa) haverá um resultado consolidado para saber se já haverá presidente eleito ou necessidade de uma segunda volta entre os dois mais votados, no dia 19 de junho.

Para garantir a segurança e a normalidade das eleições, o Governo colombiano colocou em marcha o Plano Democracia, do qual fazem parte mais de 300 mil membros das Forças Armadas e da polícia.

O exército indicou no sábado que, no cumprimento do plano, com 80 mil militares dará prioridade a 50 municípios dos departamentos regionais mais afetados pelos conflitos armados no país.

O futuro presidente sucederá a Iván Duque Márquez, que ocupa o cargo desde 2018 e concorreu, à data, contra o acordo assinado com as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC) pelo seu antecessor, Juan Manuel Santos.

Leia Também: ONU espera que eleições na Colômbia decorram sem violência

Recomendados para si

;
Campo obrigatório