Meteorologia

  • 08 SEPTEMBER 2024
Tempo
15º
MIN 15º MÁX 26º

Autarca de Kyiv anuncia 18,5 milhões para reconstruir capital ucraniana

A maioria dos edifícios danificados em Kyiv são residenciais. Apesar das intenções iniciais dos russos em tomar a cidade, as forças ucranianas resistiram aos ataques e repeliram a invasão.

Autarca de Kyiv anuncia 18,5 milhões para reconstruir capital ucraniana
Notícias ao Minuto

15:17 - 30/05/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Ucrânia

O presidente da câmara de Kyiv, Vitali Klitschko, anunciou esta segunda-feira que o governo central ucraniano alocou 600 milhões de hryvnias (cerca de 18,9 milhões de euros) para a reconstrução dos edifícios e infraestruturas destruídos durante a invasão russa.

Klitschko anunciou o investimento através do Telegram. Na publicação, o autarca refere ainda que serão investidas 200 milhões de hryvnas (cerca de 6,3 milhões de euros) mais tarde.

"Um total de quase 390 edifícios na capital precisam de ser restaurados. Mais de 220 destes são edifícios residenciais. Outros são infraestruturas sociais, como instituições médicas, jardins de infância, escolas, instituições de proteção social e edifícios administrativos", acrescenta o autarca.

Os russos atacaram a capital ucraniana logo no início da invasão, mas passados cerca de dois meses acabaram por se retirar, sem conseguir tomar Kyiv.

Na retirada das regiões e cidades que circundam a capital, como Bucha e Irpin, os russos, deixaram um rasto de destruição - não só nos edifícios, mas especialmente na população civil. Imagens de aparentes execuções e valas comuns encheram as notícias e as redes sociais, e vários líderes e governos mundiais pediram investigações independentes aos crimes de guerra alegadamente perpetrados pelos soldados russos.

A guerra na Ucrânia já fez mais de 4.000 mortos entre a população civil, segundo os dados do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos. No entanto, a organização alerta que o número real de mortos poderá ser muito superior, dadas as dificuldades em contabilizar os mortos em regiões sitiadas ou tomadas pela Rússia.

Leia Também: Prédio em Kyiv ganha ‘Santa Javelin' gigante... mas não agradou a todos

Recomendados para si

;
Campo obrigatório