O Kremlin revelou, esta quinta-feira, que mais de 1,6 milhões de pessoas atravessaram a fronteira para Rússia vindas da Ucrânia e das repúblicas separatistas do Donbass - Lugansk e Donetsk. A informação é avançada pela agência de notícias estatal russa TASS.
“Até à manhã de quarta-feira, mais de 1,6 milhões de pessoas, incluindo quase 263 mil crianças, atravessaram a fronteira”, afirmou fonte do Kremlin.
Sublinhe-se que o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, revelou na quarta-feira que mais de 200 mil crianças foram deportadas para a Rússia desde o início da invasão russa. “No total, mais de 200 mil crianças ucranianas foram deportadas até agora. Estas são órfãs de orfanatos. Crianças com pais. Crianças separadas das suas famílias”, frisou no seu discurso diário ao país.
A agência TASS especificou ainda que 33 mil pessoas - 11 mil das quais crianças - permanecem em 559 centros de alojamento temporário.
Assinala-se, esta quinta-feira, o 99.º dia da ofensiva militar russa na Ucrânia. De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), que alerta que o número real pode ser muito maior, mais de quatro mil civis morreram no conflito.
Leia Também: AO MINUTO: Conselheiro de Putin de saída; Voluntários presos em Mariupol?